MEIO AMBIENTE

Instituto Ambiental aponta recuperação de volume no lago do Parque do Ingá

Nível da água registrado foi o maior desde 2022 após intervenções estruturais e aumento das chuvas em julho.

Instituto Ambiental aponta recuperação de volume no lago do Parque do Ingá
Desde janeiro de 2025, o IAM vem desenvolvendo estudos, monitoramentos e adequações técnicas para aprimorar o funcionamento hidráulico dos canais do Parque do Ingá. - Foto: Divulgação/PMM
3 min de leitura
A A

O lago do Parque do Ingá atingiu neste domingo (26), o maior nível de água registrado pela Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), considerando os registros sistemáticos realizados desde setembro de 2022.

Após as chuvas registradas entre 23 e 25 de julho, o lago alcançou a cota de 479,44 metros acima do nível do mar, o maior registro da série histórica.

A marca superou os 479,16 metros acima do nível do mar verificados em 2023 e representa uma elevação acumulada de 1,40 metro desde janeiro de 2025.

“O resultado evidencia os efeitos das intervenções executadas pelo IAM nos canais Leste e Oeste ao longo de 2025 e 2026, voltadas ao aumento da eficiência do sistema de condução das águas pluviais que abastecem o lago artificial do Parque do Ingá”, explica o diretor-presidente do IAM, José Roberto Francisco Behrend.

Ajustes nos canais

Desde janeiro de 2025, o IAM vem desenvolvendo estudos, monitoramentos e adequações técnicas para aprimorar o funcionamento hidráulico dos canais do Parque do Ingá. Entre as principais ações executadas estão a implantação de pontos de desvio parcial da água da chuva, o rebaixamento da soleira do canal de chamada do desvio Oeste, além de serviços de limpeza, desassoreamento e desobstrução das estruturas.

Antes das intervenções, o Canal Leste apresentava baixa capacidade de contribuição para o abastecimento do lago, enquanto o Canal Oeste praticamente não direcionava água ao sistema.

Quando essas intervenções tiveram início, em janeiro de 2025, o lago registrava 478,04 metros acima do nível do mar. Com a marca de 479,44 metros registrada neste mês de julho, a elevação acumulada foi de 1,40 metro.

Os resultados do monitoramento e a evolução das intervenções foram apresentados aos conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Comdema) durante a reunião ordinária realizada no dia 23 de julho.

“O comportamento observado após as chuvas confirma os resultados esperados das adequações realizadas, permitindo que o parque alcançasse o maior nível registrado desde o início da nossa série histórica. O acompanhamento continuará de forma permanente para orientar novas ações de manutenção e aperfeiçoamento do sistema", afirma o diretor-presidente do IAM, José Roberto Francisco Behrend.

O Instituto Ambiental de Maringá (IAM) acompanha diariamente o nível do lago e o volume de chuvas registrados no Parque do Ingá por meio de régua linimétrica e pluviômetro instalados na unidade de conservação.

Prefeitura de Maringá