GERAL

Fábrica de sucos será inaugurada nesta segunda-feira

A administração municipal entrega, nesta segunda-feira (12), às 16 horas, a Fábrica de Sucos de Iguatem. Produtores rurais da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Iguatemi – Appri e outros associados receberam, no primeiro semestre, 15 mil mudas de maracujá, através da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura – Semaa, para plantio. Com os frutos dessas mudas será possível dar início à fabricação de polpas.

A fábrica funcionará em barracão de 133 metros quadrados, cedido pela Prefeitura, na Estrada Pitanga. O projeto, que passou por duas administrações, precisou que fossem trocados equipamentos que já estavam defasados por outros novos, reforma no barracão para adequação e instalação dos equipamentos. Também foi comprada câmara fria para o armazenamento de polpas. De acordo com o diretor de agricultura da Semaa, Antonio Luis de Abreu, foram investidos cerca de 150 mil dólares, com contrapartida de 20% do município.

A fábrica terá capacidade para processar 500 quilos de frutas por hora. Além de maracujá, frutas como morango, acerola, manga, abacaxi e goiaba também serão processadas no local. Abreu destaca que a escolha do maracujá como a primeira fruta para produção de polpa se deve ao fato de ser uma cultura ideal para áreas pequenas, ser de cultivo fácil e rápido, com primeira safra, em média, oito meses após o plantio, além de ser apropriada pela qualidade do suco e propriedades farmacológicas. A indústria também oferecerá aos produtores vantagens como a agregação de valor ao produto agrícola e a possibilidade de aproveitar produtos sem padrão comercial em forma de fruto in natura.

O projeto conta com parceria da Emater – Paraná, que está dando aos produtores a assistência técnica agrícola.

Para pauta:_______________________________________________

Informações com o diretor de agricultura da Semaa, Antonio Luis de Abreu, pelo telefone 3221-1441.

PMM