CIDADE

Canil de Maringá cria tigres para usar em comerciais

Há alguns meses um casal de tigres são os mais novos hóspedes de um canil maringaense. A intenção do dono é treinar os animais para que eles possam ser usados em filmes e comerciais. Em novembro, ele embarca para os Estados Unidos, onde fará um curso especial para adestrar os tigres. O macho chamado de Tom, tem quatro anos, e a fêmea, batizada de Chang, tem três anos.

O proprietário do canil, Ary Marcos Borges da Silva, vê o adestramento dos tigres como um novo desafio para sua vida, uma vez que ele trabalha com cães há cerca de 20 anos. Para receber o casal, o adestrador teve de construir uma jaula com 108 metros quadrados e uma piscina, porque os tigres, ao contrário de outros felinos, adoram água.

O tamanho da jaula e outras especificações fazem parte de uma série de exigências do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Borges tem a licença para criar os tigres e já ingressou com o pedido para abrigar também outros animais silvestres. Ele acredita que, com o tempo, os animais terão filhotes.

Os tigres impressionam pela beleza e também pelo tamanho. O macho é maior que a fêmea mas, em compensação, é mais tranquilo. Durante a reportagem, ele ficou deitado próximo à tela apenas observando e pedindo carinho do adestrador.

Já a fêmea ficou se movimentando o tempo todo e tentava puxar a perna de Borges. ''Ela é maldosa, tem que tomar cuidado'', alertou. Mesmo assim, ele afirma que, com o tempo, ambos poderão ser usados para gravações tranquilamente. ''Existe um mercado grande para isso'', explica.

Ele lembra que o cuidado com os tigres envolve uma série de custos, principalmente com estrutura e alimentação. A cada dois dias eles comem 14 quilos de carne. ''Temos contato com alguns frigoríficos e por isso conseguimos desconto na hora de comprar a carne'', revela.

Além dos tigres, Borges também quer criar leões, ursos e chimpanzés. As jaulas dos leões, que devem chegar ao canil ainda esse mês, já estão prontas. Outros animais que devem vir logo são os ursos. Segundo ele, a intenção é ter uma variedade de animais silvestres, todos para serem usados em gravações.

Bondenews