CIDADE

Desvio muda de pista a partir desta terça-feira

A partir das 8 horas da manhã de hoje, terça-feira (6) haverá inversão de pistas no desvio que tem tráfego de veículos em mão dupla na Avenida Tuiuti.

Assim, os carros que trafegarem no sentido centro-bairros (Mauá-Colombo) serão desviados para a pista oeste, que passará a ter fluxo compartilhado (vai-e-vem) em um trajeto de cerca de 150 metros.

O desvio começa pouco adiante da Avenida Mauá (em frente à nova rodoviária) e termina nas proximidades da Rua Mitsuzo Taguchi.Os veículos que trafegarem no sentido bairros-centro (Colombo-Mauá) não precisarão desviar a rota.

A inversão de pistas do desvio provisório da Avenida Tuiuti foi viabilizado nesta segunda-feira (5) com o asfaltamento da pista oeste do viaduto sobre a linha férrea. “O término desta etapa libera a pista oeste do viaduto para o tráfego de veículos e permite que sejam repetidos os mesmos procedimentos para a construção da pista do lado leste do viaduto”, explica o diretor técnico da Urbamar, Edson Cantadori.

O compartilhamento de uma só pista da Avenida Tuiuti foi a melhor opção encontrada pelos técnicos para minimizar transtornos aos motoristas e para permitir que o tráfego de trens permaneça normal enquanto a obra do viaduto é executada.

Próximas etapas
O viaduto da Avenida Tuiuti será sustentado por 48 pilares, ou seja, serão 24 pilares em cada uma das pistas. Cada um dos pilares terá nove metros de altura, em relação ao nível de rebaixamento da ferrovia, e ficará fixado a uma profundidade de oito metros.

Para oferecer segurança e sustentação à obra, na primeira etapa a pista oeste exigiu perfurações de 17 metros de profundidade para instalação de 24 “tubulões” de 80 cm de diâmetro cada um e reforçados com 75 toneladas de ferragens.

Na seqüência foram instaladas vigas longarinas de 18 metros de extensão no sentido horizontal da pista para concretagem da laje e implantação das muretas da calçada lateral.

A segunda etapa será concluída em dezembro com o término da construção da pista leste.

Para a terceira e última etapa da obra estão previstas a escavação da área sob a laje asfaltada do viaduto, o rebaixamento para concordância da base da linha férrea até as proximidades do Viaduto Centenário, o assentamento definitivo dos trilhos e a retirada do desvio ferroviário provisório, atualmente com passagem em nível na Avenida Tuiuti.

Serviço:

Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3221-1425 (Seduh)
PMM