SERVIÇO

Lançamento da Campanha contra o Câncer de Mama será em novembro

A Prefeitura, através da Secretaria da Mulher, em parceria com o Conselho Municipal da Mulher e Rede Feminina de Combate ao Câncer promovem no próximo mês, o lançamento da Campanha do “Dia de Luta contra o Câncer de Mama”. O objetivo da campanha é mobilizar e conscientizar toda a comunidade sobre a prevenção da doença. A data será celebrada no dia 27 de novembro por instituição da lei estadual nº 14853/2005.

No dia 27, às 9 horas, haverá uma passeata com a presença de representantes de órgãos públicos, instituições assistenciais, empresas e comunidade com saída em frente a catedral. As ações que incluem panfletagens, chuva de pétalas de rosa, postos avançados de teste de câncer de mama, laços nos pontos turísticos da cidade e mobilização do comércio prosseguem até o dia 1º de dezembro.

A primeira-dama, Bernadete Matos Barros, é uma das organizadoras da campanha e trabalha junto a Secretaria da Mulher para mobilizar a população para contribuir com a campanha. ”Este é um trabalho muito importante de conscientização para que todas as mulheres façam exames preventivos”, declarou a primeira-dama.

Para a secretária da Mulher, Terezinha Pereira, a Secretaria da Mulher tem o dever de promover esta campanha, já que sua função é promover políticas públicas, o que compreende também a saúde da mulher. “Este é o tipo de câncer que mais vitimiza mulheres em todo o país e pode ser detectado na prevenção com chances de 95% de cura. A nossa maior preocupação é com as mulheres que estão morrendo por não descobrirem a existência da doença a tempo de realizar o tratamento. Temos que investir na prevenção porque ela salva vidas”, enfatiza.

Dados
A secretária também relatou que em 2005, 679 casos de câncer foram registrados em Maringá, em 2006, foram 749 e até agosto de 2007 os números já atingiram 493 casos. “Agradeço a comissão organizadora da campanha representada pelo Conselho Municipal da Mulher, Rede Feminina de Combate ao Câncer, SeMulher e AcimMulher e a todos que aceitaram o nosso convite para participar desta iniciativa. A causa é justa e nobre e com certeza a família maringaense nos agradecerá por esta iniciativa, completa Terezinha Pereira.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Donária Rizzo, o objetivo da campanha é zerar a mortalidade causada pelo câncer de mama no município. “O intuito maior é que essa campanha atue durante todo o ano e mobilize toda a comunidade maringaense”, destaca.

Representantes de entidades, empresas, sindicatos e clubes de serviços já se colocaram a disposição dos organizadores para contribuir com a campanha.

A Secretaria da Mulher também está disponibilizando técnicas para o exames de toque de mama para a comunidade.

Serviço: Informações com Donária Rizzo, no telefone 9961-0175; Silvia Muniz, no telefone 9918-3578; Cida Magalhães, no telefone 9118-3598 ou na Secretaria da Mulher, 3221-1274.

PMM