CIDADE

Segurança pública é reforçada com melhor iluminação da cidade

A Secretaria dos Serviços Públicos está iniciando um sistema de ronda noturna para identificar e revisar pontos onde há necessidade de manutenção da rede de iluminação e substituição de lâmpadas queimadas.

O trabalho, inédito na cidade, sustenta a proposta da administração municipal de reforçar a segurança da comunidade durante o período noturno por meio da melhoria do sistema de iluminação pública em pontos críticos.

“Primeiramente o trabalho das equipes prioriza as principais avenidas da cidade e a região central, utilizando três novos veículos totalmente equipados para essa finalidade”, destaca o gerente de iluminação pública, Roberto Orlandini.

Segundo ele, também está em fase inicial de licitação um programa de eficientização de todo o sistema de iluminação pública, reduzindo inclusive os atos de vandalismo com a utilização de equipamentos resistentes a esses atos.

“Nossa meta é estender o rebaixamento das luminárias em todo o município e substituir todas as luminárias e lâmpadas deficitárias por equipamentos eficientes e mais econômicos”, diz, acrescentando que, “além de melhorar significativamente a qualidade da iluminação pública, a média de consumo de energia elétrica será reduzida em até 30%”.

Estruturação
No período entre o início deste ano até o final de setembro a Prefeitura de Maringá fez a manutenção de 11.342 pontos da iluminação pública no município.

De acordo com o diretor geral de serviços públicos, Vagner Mussio, a iniciativa da administração municipal visa a valorização noturna dos espaços públicos, a melhoria das condições de segurança e a preservação da qualidade de vida da população.

“Trata-se da preparação da infra-estrutura mínima necessária para atender a reivindicações antigas da comunidade, principalmente quanto ao quesito segurança pública”, explica.

Para solicitar reparos na iluminação pública – especialmente a troca de lâmpadas queimadas – o contribuinte deve ligar para o telefone 156 (Ouvidoria Municipal) informando o nome da rua, do bairro e o número do poste identificado por uma tarja preta escrito em branco (IP + nº). A tarja está localizada a cerca de dois metros de altura da calçada, na frente do poste.

Serviço__________________________________________________

Mais informações: 3261-5577 / 3261-5557 (Gerência de Iluminação Pública/SSP)

PMM