SERVIÇO

Secretaria da Saúde realiza primeira reunião com comitê de combate à dengue

Foi nesta segunda-feira (22), às 18h30, no auditório da Secretaria da Saúde, a primeira reunião administrativa com os membros do Comitê Municipal de Mobilização e Combate à Dengue. Representantes de 14 entidades formam o comitê, que visa multiplicar informações e participar maciçamente de ações para a prevenção e combate da doença. O prefeito Silvio Barros participou da reunião. Além das instituições estão envolvidos com o processo a Secretaria da Saúde; do Meio Ambiente e Agricultura; dos Serviços Públicos; da Educação; da Assistência Social e Cidadania. A base do projeto é a intersetorialidade.

O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, reforça que com a formação do comitê o município ganha mais um importante instrumento na luta contra a dengue: “É uma maneira de comprometer a comunidade com as ações do município. As entidades participantes do comitê são um reforço importante na orientação da população para que tome medidas que possam erradicar o problema”. Nardi destaca que o Comitê dará as diretrizes às entidades participantes, que adotarão um calendário permanente de reuniões: “Será nesses encontros que realizaremos balanços gerais e verificação se as instituições estão fazendo sua parte na prevenção e combate da doença”.

TRABALHO
O trabalho dos agentes da Vigilância Ambiental é ininterrupto. Eles visitam casas verificando a incidência de focos e orientando a população sobre bons hábitos para a prevenção da dengue e erradicação de focos do mosquitos. É preciso lembrar à população, porém, que o trabalho dos agentes é de fiscalização, pois muitas vezes a comunidade acredita que os agentes têm obrigação de limpar quintais. “O trabalho de manter quintais limpos e livres da aparição de criadouros é de cada munícipe. Os agentes apenas orientam e fiscalizam. É preciso que as pessoas se conscientizem de que a prevenção à dengue depende, principalmente, do engajamento delas”, esclarece Nardi.

Serviço:

Informações com o secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, pelo telefone 3218-3150.

PMM