A obra do viaduto da Avenida Tuiuti entrou em nova fase de construção da pista de rolamento em seu lado oeste.
Nesta semana estão sendo assentadas pré-lajes – placas pré-moldadas em concreto – que servirão de base para a instalação de ferragens e posterior concretagem da laje definitiva da pista.
De acordo com técnicos da Urbamar S/A, que fiscalizam a obra, a etapa seguinte dos trabalhos será a aplicação da capa de asfalto da pista.
Para oferecer segurança e sustentação à laje e aos 24 pilares do viaduto, na etapa anterior foram feitas perfurações de 17 metros de profundidade para instalação dos 24 chamados “tubulões” de 80 cm de diâmetro cada um e reforçados com 75 toneladas de ferragens.
Na seqüência foram instaladas vigas longarinas de 18 metros de extensão. O material dá suporte à laje em fase de implantação e que será sustentada por 48 pilares que comporão as duas pistas do viaduto.
A conclusão da obra na pista oeste está prevista para o mês de novembro.
Depois de finalizada esta primeira etapa, os mesmos procedimentos serão adotados para a construção da pista do lado leste do viaduto.
A etapa final será concluída em dezembro, quando será feita a escavação da área sob a laje asfaltada do viaduto.
Cada um dos pilares terá nove metros de altura – em relação ao nível do rebaixamento da ferrovia – e ficará fixado a uma profundidade de oito metros.
Mão dupla
Para a execução da obra do viaduto na pista oeste – de sentido bairros-centro e na altura do cruzamento com a via férrea – um pequeno trecho da Avenida Tuiuti tem tráfego de veículos em mão dupla.
O compartilhamento da pista de sentido centro-bairros foi a melhor opção encontrada pelos técnicos para minimizar transtornos aos motoristas e para permitir que o tráfego de trens permaneça normal enquanto a obra é executada.
Os carros que trafegam no sentido bairros-centro (Colombo-Mauá) estão sendo desviados para a pista leste, que passou a ter fluxo compartilhado (vai-e-vem) no trajeto de cerca de 150 metros entre as proximidades da Rua Mitsuzo Taguchi e a Avenida Mauá (em frente à nova rodoviária).
Os veículos que trafegam no sentido centro-bairro (Mauá-Colombo) não precisam desviar a rota.
A obra na Avenida Tuiuti compõe o projeto que prevê a implantação de quatro viadutos no trajeto de 1.860 metros de extensão até a Avenida Pedro Taques.
Os outros três viadutos, também sobre a ferrovia, serão construídos nos cruzamentos com as avenidas Gaspar Ricardo, Monlevade e Rebouças.
Serviço__________________________________________________
Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3221-1425 (Seduh)