SAÚDE

Maringá terá atividades no Dia da Luta contra a Aids

A partir do dia 1 de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde de Maringá inicia uma série de atividades a respeito do tema, com enfoque na prevenção da doença. Serão três dias de atividades, que começam quarta-feira com teste de sangue gratuito e confidencial na praça Raposo Tavares, entre 8h e 11h.

No mesmo local também serão distribuídos preservativos e material educativo. No mesmo dia, profissionais da saúde vão testar o sangue de caminhoneiros no posto Matsuda, entre 9h e 16h.“A preferência será para os caminhoneiros de Maringá, porque o resultado do exame tem de ser entregue pessoalmente.

Não pode ser enviado pelo correio nem entregue para outra pessoa. Mas vamos atender quem quiser”, explica Míriam Góes, enfermeira da coordenação de DST/aids. Para ela, a orientação prestada aos caminhoneiros será mais importante, pois pode despertar o interesse do profissional em fazer o exame ao voltar para casa.

No dia 2, a coleta de sangue e as orientações serão feitas das 8h às 11h, na Biblioteca Central UEM, para a comunidade acadêmica e local.

Encerrando a programação, no dia 3, a coleta sanguínea vai acontecer na Penitenciária Estadual de Maringá, em Paiçandu. Entre os 350 presos, farão o teste aqueles que desejarem.

PMM