SERVIÇO

Supermercados apóiam na Educação ambiental

Os funcionários dos caixas e empacotadores de supermercados de Maringá serão multiplicadores de boas práticas ambientais. Este é o objetivo do programa que foi lançado esta semana em Maringá. A missão dos funcionários será de conscientizar os clientes sobre a necessidade de separar o lixo reciclável e realizar outras práticas em favor do meio ambiente.

O lançamento do programa teve a presença do procurador de Justiça do Meio Ambiente do Paraná, Saint-Clair Honorato dos Santos, do prefeito Silvio Barros (PP), além do presidente da Associação Comercial (Acim), Carlos Tavares, e o presidente da Fundação Verde (Funverde), Cláudio José Jorge.

O primeiro supermercado onde o treinamento está sendo realizado é o Cidade Canção, que também foi o primeiro a aderir às sacolas oxibiodegradáveis. Os funcionários da empresas estão recebendo treinamento para atuarem como multiplicadores das boas práticas ambientais. O projeto deve ser expandido para todos os supermercados da cidade. "Pessoas de todas as classes sociais, idades e escolaridades passam pelo supermercado, tornando-se assim o local ideal para difundir a educação ambiental", defendeu o presidente da Funverde, Claudio José Jorge.

Segundo José Jorge, após a compra, o cliente aguarda certo tempo no caixa "sem fazer nada". O projeto visa utilizar esse tempo ocioso para promover novos padrões de consumo e de gerenciamento de resíduos, formando assim uma consciência em favor da preservação dos recursos naturais entre a clientela.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Diniz Afonso, se pelo menos 1% da população for sensibilizado pela iniciativa , terão sido alcançados os objetivos do projeto. "Maringá produz mais de 300 toneladas de lixo por dia e um percentual muito pequeno desse total vai para a reciclagem. Poderíamos estar reciclando 40%", justifica Diniz.

ACIM