EMPREGO

Cidade é a primeira do interior em geração de empregos

Pelo segundo mês consecutivo, Maringá é apontada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged – como a primeira cidade do interior do Estado a criar mais vagas de empregos. O município só está atrás da capital paranaense. Os dados do Caged confirmam, ainda, que Maringá é o segundo município em oferecer mais postos de trabalho durante o ano e nos últimos doze meses.

A posição da cidade no ranking paranaense deve-se à política adotada pela atual administração para atrair novas empresas e investimentos para o município através de cursos de capacitação, cessão de barracões industriais e, especialmente, a implantação da Lei da Micro e Pequena Empresa. Esses incentivos, aliados a outra ações, fazem com que Maringá se destaque na geração de empregos.

Números - Segundo dados divulgados pelo Caged – do Ministério do Trabalho, somente no último mês de agosto Maringá criou 977 postos de trabalho, enquanto Londrina ofereceu 762 vagas no mesmo período. Curitiba abriu 2.289 postos.

Somente neste ano foram oferecidas 4.950 vagas de emprego na cidade, enquanto nos últimos doze meses o número salta para 6.175. O mesmo balanço aponta Londrina como a terceira colocada, já que no ano ofereceu 4.868 vagas e nos últimos doze meses 5.680.

Nesses últimos doze meses o setor de serviços foi o que mais gerou vagas, empregando 3.215 trabalhadores formais. A indústria de transformação aparece em segundo lugar, oferecendo 1.685 postos, enquanto o comércio empregou 1.239 pessoas em Maringá.

Bondenews