AGRICULTURA

Aprovado mais R$ 10 mi à agricultura familiar do PR

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) liberou uma linha de crédito, no valor de R$ 10 milhões, para os pequenos agricultores paranaenses reunidos em associações e cooperativas. Os recursos vão financiar capital de giro e projetos para a comercialização de produtos e de agregação de valor na produção de alimentos.

Os recursos foram anunciados durante a reunião de avaliação de propostas para o apoio da agricultura familiar no Paraná, realizada nesta quinta-feira (13) entre integrantes do governo federal e do governo do Paraná. "Foram consolidadas várias propostas para beneficiar a agricultura familiar, que será fortalecida no Paraná", disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento Valter Bianchini.

Segurança alimentar

Entre as propostas acolhidas pela secretaria nacional de Segurança Alimentar e Nutricional está a parceria com o Iapar para o desenvolvimento de variedades de alimentos básicos como arroz, feijão, mandioca e milho, com valores nutricionais melhorados. "A pesquisa deverá desenvolver variedades com mais proteínas e vitaminas para esses alimentos", disse o secretário nacional da Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social, Onaur Ruano.

Outra proposta acolhida foi o banco de alimentos, armazenagem de produtos e compras comunitárias, que será colocado em prática em parceria com a Ceasa Paraná. O banco de alimentos deverá funcionar acoplado às centrais de abastecimento e comercialização (Ceasas) de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel e vai oferecer alimentos de qualidade aos mais pobres. "Com esse equipamento pretendemos reduzir o desperdício de alimentos que não são vendidos e também daqueles que perderam qualidade comercial", disse Ruano.

Bondenews