CURSO

Centro Tecnológico de Maringá vai atender 2.400 alunos por dia

Lideranças de Maringá apresentaram nesta quarta-feira (12) o projeto para implantação do Centro Teconológico de Maringá – Senai, que até o final do ano vai oferecer cursos profissionalizantes e técnicos de nível pós médio para 2.400 alunos, diariamente.

O projeto foi apresentado durante plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – Codem – realizada na sala de reuniões da Prefeitura, sob a presidência de Wilson Matos e com a presença do prefeito Silvio Barros e conselheiros.

O Centro Teconológico de Maringá – Senai será viabilizado graças a uma parceria entre Prefeitura e Senai, com apoio do Codem e sociedade organizada. Com o acordo, o município cederá o prédio para a instalação da unidade, que funcionará no local onde seria instalado o Cefet – próximo ao antigo aeroporto - e o Senai repassará R$ 500 mil para readequação do local. Com essa unidade em funcionamento, Maringá passa a ser a única cidade do interior do Paraná a contar com duas unidades do Senai e que oferece os melhores laboratórios de confecção industrial e metal mecânica.

Para o prefeito Silvio Barros essa parceria é mais uma conquista para Maringá. “É uma satisfação para a cidade ter sido privilegiada com essa parceria com o Senai, que vai investir R$ 500 mil em unidade que não é do sistema. O prédio precisa ser totalmente reestruturado para receber a unidade e oferecer qualificação de nível técnico. Com esse Centro vamos trabalhar na formação de pessoas para atender o setor vestuário e de metal mecânica, que são nossos grandes alicerces de produção. Vamos mais longes com parcerias como essa”.

Com a reestruturação do local serão oferecidos ainda este ano cursos de qualificação. Já no início do próximo ano serão disponibilizados cursos técnicos em eletromecânica, confecção, mecatrônica, informática industrial e gestão de processo industrial.

O presidente do SindiMetal, Carlos Walter, desde o início acompanha o projeto. “Há anos buscando a implantação desse projeto e estamos satisfeitos em contar com o apoio da administração municipal. Com o Centro vamos investir em novos profissionais, oferecendo 50% de cursos gratuitamente”.

FEIRA E MOSTRA

Em outubro será realizada mais uma edição da Feira Metal Mecânica que abrigará ainda a III Mostra Tecnológica de Maringá e a Olimpíada do Conhecimento. O evento acontecerá entre os dias 17 e 20 de outubro, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro e vai oferecer produtos e processos inovadores do setor tecnológico.

PMM