Anvisa anuncia recolhimento de lote de água mineral; saiba mais
Laudo laboratorial feito pelo fabricante constatou presença de bactéria.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (3) o recolhimento voluntário do lote LZ1 VAL200127 3 P 200126 da Água Mineral Natural sem Gás da marca Crystal, marca pertencente ao Sistema Coca-Cola.
A empresa Mineração Bom Jesus, responsável pela fabricação, identificou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa nos produtos e solicitou o recolhimento.
O lote é composto por 374,4 mil garrafas de 500 ml e foi distribuído no Distrito Federal (230.443), em cidades vizinhas de Goiás (66.768), em Tocantins (1.439) e no interior de São Paulo (75.750). Segundo a Mineração Bom Jesus, até o momento não há registro de reclamações de consumidores relacionadas a esse lote nos canais oficiais de atendimento.
Leia também:
- Anvisa suspende novos lotes de medicamentos; confira quais
- Prefeitura abre PSS com vagas para todos os níveis de escolaridade; salários chegam a R$ 9,2 mil
- Com chegada do Papai Noel e show de artista nacional, Prefeitura divulga data de abertura da Maringá Encantada 2026
Orientações para os consumidores
A Anvisa orienta os consumidores a verificarem se têm em casa unidades do lote LZ1 VAL 200127, fabricado em 20/1/2026 e com validade até 20/01/2027. “Caso tenham o produto em casa, não devem consumi-lo e precisam aguardar as orientações públicas da empresa sobre devolução e reembolso”.
De acordo com as informações apresentadas pela empresa à Anvisa, o recolhimento do produto foi iniciado imediatamente em distribuidoras, e cerca de 99,2% das unidades do lote já não estariam mais disponíveis nas prateleiras para compra pelo consumidor.
Segundo a agência, a Mineração Bom Jesus já informou que abrirá uma investigação interna para averiguar as causas da presença da bactéria no lote. Além disso, representantes da empresa estão em contato com a Anvisa e colaborando com as autoridades sanitárias.