SERVIÇO

Obras do viaduto na Tuiuti começam segunda-feira

A Prefeitura de Maringá programou para a próxima segunda-feira, dia 10, o início da construção do viaduto sobre a linha férrea na Avenida Tuiuti. A obra compõe o projeto que prevê a construção de quatro viadutos no trajeto de 1.860 metros de extensão entre as avenidas Tuiuti e Pedro Taques.

Para que a construção do viaduto não provoque transtornos para os motoristas e nem paralise o tráfego de trens, nesta primeira fase da obra a pista do lado oeste da Avenida Tuiuti ficará temporariamente interrompida para o trânsito na altura do cruzamento com a ferrovia.

Assim, os motoristas que trafegarem no sentido bairro-centro (Colombo-Mauá) serão desviados para a pista leste, que terá fluxo compartilhado (vai-e-vem) no trajeto entre as proximidades da Rua Mitsuzo Taguchi e a Avenida Mauá. Já os veículos que trafegarem no sentido centro-bairro (Mauá-Colombo) não terão que desviar a rota.

Vias alternativas

De acordo com técnicos da Urbamar S/A, a interrupção parcial para o tráfego de veículos no cruzamento da Avenida Tuiuti com a ferrovia abrirá espaço para a atuação de máquinas e operários da empresa que executará as obras do viaduto.

“Nossa preocupação maior foi em minimizar o impacto no trânsito de veículos, mas os motoristas também poderão colaborar ao desviarem daquele local para outras vias alternativas”, assinala o diretor técnico da Urbamar, Edson Cantadori. Entre as opções de vias paralelas para quem se dirige no sentido bairro-centro ele cita as avenidas Guaiapó e Centenário. Já os veículos que trafegam no sentido centro-bairro poderão também seguir pela Avenida Mauá até acessar a Avenida Pedro Taques.

Final do ano

Na segunda fase, a obra do viaduto será executada na pista leste, quando, conseqüentemente, haverá inversão de sentido para interrupção parcial.

A previsão é que as obras estejam finalizadas, nas duas pistas, em dezembro deste ano.

Depois do viaduto concluído, será feita a escavação para rebaixamento do leito ferroviário naquele trecho em nove metros de profundidade em relação à atual passagem em nível.

Na seqüência serão construídos outros três viadutos, também sobre a ferrovia, nos cruzamentos com as avenidas Gaspar Ricardo, Monlevade e Rebouças.

Muro lateral

Enquanto executam as obras do primeiro dos quatro viadutos e do rebaixamento do leito da ferrovia, máquinas e operários trabalham também na construção do muro de contenção lateral norte, no sentido Tuiuti-Pedro Taques.

Depois de concluído o muro lateral norte, será assentado um desvio provisório de trilhos para que os mesmos procedimentos técnicos sejam iniciados no lado sul da ferrovia.

As laterais dos dois muros darão sustentação às pistas norte e sul da Avenida Horácio Raccanello Filho, que passará a integrar a futura Supervia Leste-Oeste.

Conforme o cronograma da obra, o rebaixamento do trecho da via férrea estará pronto no final de 2008, incluindo as obras dos quatro viadutos.

Serviço__________________________________________________

Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3221-1425 (Seduh)

PMM