ENTRETENIMENTO

Idosos participam de comemorações no mês de setembro

Teve início nesta, terça-feira (4), às 13h30, uma série de atividades em comemoração ao mês do idoso, no Cine Teatro Plaza. A iniciativa é da Secretaria da Assistência Social e Cidadania – Sasc, que todos os anos promove exposições, apresentações culturais e recreações com o objetivo de incluir o idoso na vida social e comunitária.

Em 1999 foi estabelecido pelo Senado que todos os dias 27 de setembro seria comemeorado o Dia Nacional do Idoso, para se refletir a respeito da situação do idoso, seus direitos e dificuldades.

O tema escolhido para comemorar o mês do idoso, este ano, é: “Maringá na Melhor Idade: 60 anos de Cidadania”, coincidindo com a idade do município, que completou 60 anos de desenvolvimento em maio. De acordo com a secretária da Sasc, Sandra Franchini: “a proposta do tema é ressaltar a importância dos idosos na participação da construção da cidade, através de sua experiência, para uma cidade tranqüila, segura e digna”.

As atividades visam a valorização da pessoa idosa enquanto cidadã com direitos, capacidade de participação ativa em eventos de educação, saúde, esporte e lazer e culturais entre outras, visando o envelhecimento com qualidade de vida.

Para a realização das atividades, a Sasc conta com a parceria das Secretarias de Saúde, dos Esportes e Lazer e da Cultura, e apoio do Programa Maringá Saudável, do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e Shopping Avenida Center.

Atendimento ao Idoso

Em Maringá, diversas Secretarias atendem, dentro das suas especificidades, os idosos. No caso da Sasc - órgão gestor da política pública da assistência social, presta atendimentos e encaminhamentos, serviços, programas e benefícios aos idosos em situação de risco pessoal e social, conforme suas necessidades.

Essa prestação de serviços se dá através da Rede de Proteção Social Básica, que oferece atividades de sociabilização e oportuniza laços de amizade, e da Rede de Proteção Social Especial, para aqueles que encontram-se com frágeis vínculos familiares ou sem vínculo familiar.

Proteção Social Básica

A Gerência de Proteção Social Básica é responsável pelos Centros de Convivência do Idoso Eliseu Gianini e Parque Palmeiras, onde são oferecidas atividades de artesanato, ginástica, com professora de Educação Física, palestras, grupos de convivência com psicóloga, curso de corte e costura, costura industrial, escolarização. Ainda compreende 26 Grupos de Convivência de Idosos de iniciativa não governamental, que também desenvolvem as mesmas atividades, através de reuniões semanais.

Proteção Social Especial

Já a Gerência de Proteção Social Especial oferece o Serviço de Atendimento a Denúncias de Violação de Direitos, que atende vítimas de violência, em conjunto com o Ministério Público; o Condomínio Morada do Sol que consiste em oito moradias para até dois idosos cada uma, que sejam independentes em suas vidas diárias; Casa Lar Benedito Franchini, abrigo de longa permanência com capacidade para 12 pessoas, destinado a idosos sem vínculo familiar e/ou vitimizados por violação de seus direitos, e o Centro-Dia, programa de permanência durante o dia, com capacidade de atendimento a vinte idosos e em processo de ampliação de vagas.

Diariamente dois veículos da SASC transportam os idosos de suas casas para o Centro-Dia, onde fazem ginástica, atividades com estagiários de fisioterapia, grupos de convivência com psicóloga, grupos religiosos voluntários.

Programação

11/09 – Terça-feira

8h30 – Manhã Recreativa – Shopping Avenida Center

18/09 – Terça-feira
Parque do Ingá

8h30 – Abertura dos Jogos

9 hrs – Caminhadas

10 hrs – Confraternização

Centro Esportivo da Zona 5

13h30 – Bocha

19/09 – Quarta-feira

Centro Esportivo Mandacaru

13h30 – vôlei adaptado

20/09 – Quinta-feira

Tiiro de Guerra

8h30 – Atletismo Recreativo – encerramento dos jogos

25/09 – Terça-feira

Clube Olímpico

14 hrs – Tarde dançante

26/09 – Quarta-feira

Teatro Barracão

9h30 e 14h30 – Peça: Passeio pela Vida

Grupo: Los Muchos, de Ribeirão Preto – SP

30/09 – Domingo

Encerramento do Mês do Idoso com missas e cultos de ação de graças aos idosos de Maringá, em todas as igrejas.