ESPORTE

Maratona Pare de Fumar será neste domingo

Serão entregues amanhã (25), das 14 às 18 horas, na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, os kits de corrida aos participantes da 4ª edição da Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima – Pare de Fumar Correndo.

A prova será realizada no domingo (26), com largada às 9 horas, em frente à Prefeitura de Maringá. Participarão 1,4 mil atletas divididos em 175 equipes, de várias cidades paranaenses, que se revezarão em um percurso de 42,2 km

Além da prova, estão programadas uma série de atividades esportivas, recreativas e culturais, no Centro de Convivência Comunitária, que também abrigará uma Feira de Saúde voltada à questões ligadas à prevenção e controle do tabagismo.

Entre as atividades, equipes de profissionais da área de saúde farão avaliação física dos interessados e demonstração de material anatômico de cadáveres de fumantes e não fumantes. Também prestarão esclarecimentos sobre saúde bucal, dieta alimentar, os efeitos do tabagismo no meio ambiente, além de coletar sangue e cadastrar doadores de medula óssea. Interessados em parar de fumar poderão se inscrever em grupos de tratamento.

Os organizadores da Maratona premiarão os 10 primeiros lugares nas categorias masculino e feminino.

Os objetivos principais do evento são divulgar o Dia Nacional de Combate ao Fumo e desenvolver atividades paralelas voltadas à conscientização da população sobre os malefícios do tabaco, bem como oferecer à comunidade mais um evento de atletismo.

A Maratona é promovida pela Universidade Estadual de Maringá e pelo Lions Clube Maringá Universitário Integração, com apoio da Prefeitura, Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Paraná, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, IV Batalhão da Polícia Militar, Tiro de Guerra, Comad e Associação SER.