SERVIÇO

Prefeitura realiza cadastramento para matrículas em 2008

Prefeitura realiza cadastramento das crianças que completam 6 e 7 anos em 2008 para ingressarem na Rede Pública de Ensino com a utilização do georeferenciamento.

A Prefeitura de Maringá deu início nesta segunda-feira (20) ao cadastramento das crianças que completam 6 e 7 anos em 2008 e devem ingressar na Rede Pública de Ensino de Maringá no próximo ano. Nesta quarta-feira (22), às 8h30, o secretário da Educação, Manoel Gomes, estará na Escola Municipal Professor Ulysses Guimarães (rua Pioneira Ana Pastore Buzzo, nº 273, Conjunto Thais) acompanhando o cadastramento, que termina no próximo dia 31.

Para se inscrever e garantir uma vaga na rede basta apresentar certidão de nascimento da criança e a última fatura da conta de luz da família nos estabelecimentos de ensino da Secretaria da Educação. O cadastro pode ser feito das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Maringá, nos Colégios Estaduais João de Faria Piolli, Rodrigues Alves e Thomaz Edison e nas Escolas Estaduais Ipiranga e José Darcy de Carvalho.

De acordo com o secretário da Educação, além de garantir a vaga desses alunos, os cadastros também serão utilizados para dar início à primeira etapa da implementação do georeferenciamento na Rede Municipal de Ensino. “Porém é importante ressaltar que o cadastro é um instrumento para que o município de organize. As matrículas para o ano que vem serão realizadas no final deste ano”, explica.

O coordenador de estrutura e funcionamento da educação básica da Secretaria da Educação, Rogério Girotto, explica que, após o cadastramento, os pais dos alunos receberão cartas indicando em qual escola devem matricular seus filhos. “Se mesmo assim eles quiserem matricular os filhos em outra escola, é possível, basta averiguar se há vagas sobressalentes”, conclui.

GEOREFERENCIAMENTO

O georeferenciamento é um sistema de informática implantado pela Secretaria de Estado da Educação, feito com base no código do consumidor da Copel, que é utilizado como referência para identificar onde mora cada aluno. O Estado já cadastrou escolas da Rede Pública do Paraná e está disponibilizando o sistema para municípios como Maringá.

Representantes do município e do Estado vêm se reunindo desde 2006 para planejar a implementação do sistema na cidade. “Equipes da Secretaria do Estado já estiveram aqui e equipes de Maringá já estiveram em Curitiba para trocar informações”, reitera o secretário.

Segundo a diretora de administração escolar da Secretaria de Estado da Educação, Ana Lúcia de Albuquerque Schulhan, o georeferenciamento já foi implementado nas escolas municipais de Campo Largo e está sendo implementado também em Guarapuava e Jacarezinho.

O sistema é utilizado para determinar em qual escola cada aluno deve estudar, levando em consideração a proximidade entre a residência e a escola. “É uma maneira imparcial e impessoal de realizar as matrículas. O georeferenciamento proporciona ao cidadão conforto e respeito, e ainda permite que a população não precise mais buscar vagas e nem entrar em filas. Utiliza como critério para matrícula apenas a proximidade em relação à escola”, conclui.

Serviço

A Escola Municipal Professor Ulysses Guimarães fica localizada na rua Pioneira Ana Pastore Buzzo, nº 273, no Conjunto Thais. Informações na Secretaria da Educação pelos telefones 3221-6936 e 3221-6900.