CIDADE

Previsto início das obras do viaduto na Avenida Tuiuti

A Prefeitura de Maringá prevê para o começo do mês de setembro o início da construção do viaduto sobre a linha férrea na Avenida Tuiuti. A obra compõe o projeto que prevê a construção de quatro viadutos no trajeto de 1.860 metros de extensão entre as avenidas Tuiuti e Pedro Taques. Os outros três viadutos serão construídos também sobre a ferrovia nos cruzamentos com as avenidas Gaspar Ricardo, Monlevade e Rebouças.

A medida irá possibilitar a ligação entre as avenidas Colombo e Mauá, localizadas respectivamente nos setores norte e sul da cidade, hoje separados pelo barranco da linha férrea.

A construção do viaduto começou a ser preparada no final de junho deste ano, quando o tráfego de veículos na Avenida Tuiuti foi interrompido por um final de semana em função do assentamento de dormentes e trilhos para instalação de um desvio provisório na altura do cruzamento com a ferrovia.

O desvio permitirá a continuidade do tráfego de trens durante a construção do viaduto e abrirá espaço para o trabalho de máquinas e operários da empresa que executa as obras de rebaixamento da linha férrea.

Também o tráfego de veículos na Avenida Tuiuti poderá ser interrompido parcial e alternadamente em apenas uma das pistas durante a execução da obra, sem que a via seja interditada por completo ou possa provocar transtornos para o trânsito.

O leito da ferrovia – que atravessa a cidade e passará sob o viaduto – já foi rebaixado em nove metros, em média, no percurso entre a Avenida Tuiuti até o início do túnel, na Avenida Pedro Taques.

Muro lateral

Enquanto executam as obras do primeiro dos quatro viadutos e do rebaixamento do leito da ferrovia, máquinas e operários trabalham também na construção do muro de contenção lateral norte, no sentido Tuiuti-Pedro Taques.

Depois de concluído o muro lateral norte, será assentado um desvio provisório de trilhos para que os mesmos procedimentos técnicos sejam iniciados no lado sul da ferrovia.

As laterais dos dois muros darão sustentação às pistas norte e sul da Avenida Horácio Raccanello Filho, que passará a integrar a futura Supervia Leste-Oeste.

Conforme o cronograma da obra, o rebaixamento do trecho da via férrea estará pronto no final de 2008, incluindo as obras dos quatro viadutos.

Serviço

Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3221-1425 (Seduh).