‘Folia de Reis: Caminhando com fé e resistência’ estreia em Maringá com exibição gratuita
Documentário acompanha os integrantes do grupo Unidos com Fé durante o período festivo.
O documentário ‘Folia de Reis: Caminhando com Fé e Resistência’ entra em sua fase final com a exibição do projeto audiovisual, que começou a ser produzido em novembro de 2025. Tendo como fio condutor o grupo Unidos com Fé, a obra acompanha seus integrantes durante o período festivo, revelando ritos preparatórios e celebrações comunitárias. Por meio de depoimentos e registros inéditos, o filme evidencia o compromisso familiar e o fazer coletivo que sustentam essa tradição, viva há mais de três décadas em Maringá.
O lançamento oficial ocorrerá no dia 24 de maio, às 16h, com exibição gratuita no Salão Comunitário Lourival Ponce (Vila Morangueira). Além do grupo Unidos com Fé, o evento contará com a presença da Folia de Reis de Mandaguari (em parceria com o grupo de Bom Sucesso – PR) e do grupo Boi Anjos da Guarda. A classificação indicativa é livre.

Leia também:
- Ônibus com destino a Maringá tomba durante viagem na PR-444
- Unioeste abre PSS com vagas para Agentes Universitários; salários chegam a R$ 7,6 mil
- Seis séries de comédia com episódios de até 30 minutos para assistir nos streamings
“Visibilizar as histórias contadas nas tradições da cultura popular permite que os indivíduos se conectem com sua ancestralidade e religiosidade. É essencial resgatar e preservar a memória da Folia de Reis, e esta obra surge para suprir uma carência histórica de registros, preservando em vídeo e fotos a força dessa tradição no cenário cultural”, afirma Aline Amenencia, diretora-geral do projeto.

O projeto também oferecerá uma oficina de produção cultural no dia 23 de maio, das 8h30 às 16h, no mesmo local. A atividade será ministrada pelo DJ Chá de Lirian e pela produtora cultural Eloá Lamin da Gama. Essa ação é destinada à grupos e agentes culturais independentes que produzem arte e cultura nos mais diversos âmbitos e que almejam uma formação voltada para a escrita de editais e para a profissionalização dos seus respectivos projetos. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível neste link.

Além de constituir um acervo para o próprio grupo, o documentário busca ampliar o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial e expressão afro-popular, combatendo a escassez de registros históricos sobre a manifestação no município. O documentário foi viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Serviço
Oficina ‘Primeiros passos para a elaboração de projetos culturais’ com Chá de Lirian e Eloá Lamin da Gama
23 de maio - das 8h30 às 16h
Local: Centro Comunitário Vila Morangueira - Rua Caracas, 22 - Maringá
Inscrições: https://forms.gle/Bn29hp1TLiFNKgVc9
Gratuito
Exibição e Estreia
24 de maio - às 16h
Local: Salão Comunitário Lourival Ponce (Vila Morangueira) - Rua Caracas, 22 - Maringá
Gratuito - Não é necessário retirar ingresso, basta comparecer.