EMPREGO

Primeiro emprego...Quem não passou por isso?

Sábado no meio da noite Fernanda vai a uma entrevista para ver se começa a trabalhar na segunda.

Fernanda, 25 anos, formada em Direito há algum tempo está ansiosa, nervosa, porque está apostando tudo nesse novo emprego. Ela se arruma de um jeito simples, mas com cuidado para não parecer brega e nem chamativa.

Está na hora, ela vai para o encontro com “seu” chefe, finge que está tudo bem, mas está muito nervosa. O local é na própria empresa, fora de expediente. Ao chegar na empresa se imagina trabalhando, fica observando o lugar, quando vem o dono e a cumprimenta perguntando se não aceita algo para beber, que recusa, porque quer resolver logo.

Formada há dois anos, Fernanda teve muitas dificuldades em conseguir uma oportunidade de emprego. Trabalhando em empregos fora da área como lojas de roupas, área de computação, não vê a hora de trabalhar no que realmente decidiu.

O chefe que começa a falar da empresa, pergunta se ela está com alguma dúvida ela responde que não. No meio da conversa Antônio pede para ela falar um pouco dela, o que espera, o que aprendeu na faculdade. “O que eu sei é tudo muito teórico, acompanhei vários casos que me chocou, mas não consigo estágio, onde está minha grande deficiência(conversa se sentindo um pouco mais à vontade)” explica Fernanda.

São quase 19:00 horas e ainda não sabe se ela vai começar a trabalhar na segunda ou não, a ansiedade não passa.

“Então Fernanda, estou dispoto a te dar uma oportunidade, mas saiba que eu serei muito rigoroso com você, percebo que é inteligente, falta confiança, mas você adquire com um tempo”, fala Antônio de 57 anos finalizando, a entrevista.

Fernanda vai para casa contente com seu novo emprego porque sabe o tanto que persistiu e que muitos dos seus colegas ainda não conseguiram entrar no mercado que exige cada dia mais. “Sei que não vai ser fácil, tenho muitas deficiências, mas sei também o quanto batalhei para conseguir um emprego e agora é só trabalhar”, finaliza a nova empregada da empresa que está no mercado há dez anos.

Liziane Neu