ESPORTE

Curitiba é pentacampeã no Jojup´s

Durante dez dias a cidade de Maringá respirou esporte recebendo cerca de cinco mil atletas de 88 municípios do Paraná.

Foram 464 jogos disputados em seis modalidades, além do xadrez, ciclismo, atletismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, tênis de mesa e tênis de campo. Curitiba mais uma vez sagrou-se campeã geral pela quinta vez consecutiva e oitava na história dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s) promovidos pela Paraná Esporte.

Na classificação geral os curitibanos terminaram a competição com 461 pontos, seguidos por Maringá com 445 pontos e Londrina com 408 pontos. Os três municípios eram os únicos dos jogos que competiram nas quinze modalidades. Os curitibanos garantiram o título mais uma vez devido aos bons resultados obtidos nas provas individuais, com destaque para o judô, natação e o xadrez, onde Curitiba foi campeão tanto no masculino quanto no feminino. Além de garantirem o troféu no vôlei feminino e no ciclismo feminino.

Os atletas maringaenses, mesmo jogando em casa, não conseguiram barrar os curitibanos a acabaram na segunda colocação. Porém foram vitoriosos no basquete feminino e masculino, ciclismo masculino, futsal masculino, handebol masculino, tradicionalmente muito forte na cidade, vôlei masculino e no tênis masculino.
Já Toledo surpreendeu e garantiu o vôlei de praia, além das meninas da ginástica rítmica, modalidade em que os toledanas são praticamente imbatíveis nos últimos anos. As meninas de Itapejara do Oeste já eram cotadas para levar o troféu no handebol feminino devido ao ótimo trabalho de preparação realizado pela direção da equipe. 

O Jojup´s deste ano repetiu a mesma classificação geral da edição do ano passado. Entretanto este ano a competição foi mais acirrada para a decisão do segundo colocado, já que Londrina ficou apenas 37 pontos atrás de Maringá, para 63 pontos de saldo em 2003.

Os municípios campeões do Jojup´s garantiram a vaga para representar o Estado nos Jogos da Juventude Brasileiros que acontecem em Brasília em outubro, onde o Paraná ficou com a inédita terceira colocação atrás apenas um ponto dos cariocas.

Para o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, o esporte é essencial como ferramenta para o desenvolvimento social e para a construção de uma sociedade mais igualitária. "A realização dos Jogos da Juventude vem de encontro com um dos principais objetivos do Governo do Estado no combate à criminalidade e a prevenção do uso de drogas entre os jovens paranaenses", completa. Já o prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi, destaca que a cidade se orgulhou em sediar a competição, que hoje é uma matriz geradora de tantos talentos esportivos. "Sem dúvida nenhuma, o Jojup´s produz muitos campeões, mas produz sobretudo, uma geração saudável e esportivamente correta", afirma.

Iran Schleder