GERAL

Falece médico ex-presidente da Câmara Municipal de Maringá

O cardiologista, ginecologista/obstetra e ex-presidente da Câmara Municipal de Maringá Ricardo Plepis, foi vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e faleceu na madrugada desta segunda-feira em Maringá.

O médico era proprietário do Hospital Santa Lúcia, onde ainda atendia, e foi vereador da Câmara Municipal de Maringá, pelo partido PDC (Partido Democrata Cristão), eleito com 294 votos, na legislatura 1960/64. Nos anos de 1961/62, presidiu o Legislativo e nos anos de 1963/64 foi presidente da Comissão de Educação e Saúde Pública.

Enquanto vereador Ricardo Plepis privilegiou os maringaenses através das áreas da Saúde e da Educação em seu trabalho parlamentar. Apresentou, por exemplo, o Projeto de Lei 545/64 obrigando o Município de Maringá a instituir a vacinação nos estabelecimentos da rede pública de ensino, em uma época em que para matricular um aluno o responsável deveria apresentar o atestado médico com as vacinações em dia (poliomielite, varíola, difteria, tétano, coqueluche). De acordo com o projeto de Ricardo, caso o aluno não tivesse tomado alguma das vacinas era de responsabilidade da Secretaria da escola, em parceria com a Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social, providenciar para que fosse feita a imunização ainda durante o primeiro semestre escolar.

Ricardo Plepis foi particularmente dedicado aos assuntos da saúde, principalmente a prevenção: “Partindo do principio de que é mais fácil evitar do que curar, considerando que a mortalidade e letalidade em porcentagem destas doenças é grande mesmo para os bolsos mais favorecidos e tremendamente oneroso, mesmo para os cofres públicos a quem muitas vezes se atribui a responsabilidade da cura bastante pesada.” assegura Ricardo, na justificativa em um de seus projetos.

O corpo está sendo velado na capela defronte o Cemitério Municipal, com sepultamento marcado para 17 horas no Cemitério Parque de Maringá.