CIDADE

Acema fez o Lançamento do Festival Nipo Brasileiro

A Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) fez nesta quinta-feira (26) o lançamento oficial do 18º Festival Nipo Brasileiro, que acontece na cidade de 4 a 12 de agosto.

O grupo de taiko (tambores japoneses) Wakadaiko, da Acema, abriu o jantar de lançamento do evento. Mais de 300 pessoas saborearam sukiyaki, umas das receitas que farão parte do cardápio da praça de alimentação do festival.

“No ano em que a Acema completa 60 anos temos a honra de apresentar a 18ª edição do Festival Nipo Brasileiro que preserva a cultura japonesa”, disse o presidente da Acema, Eduardo Suzuki.

Ele destacou a atuação de voluntários no evento. Mais de 1.500 pessoas trabalham na festa de forma voluntária para ajudar as entidades Asilo Wajunkai, Igreja São Francisco Xavier, o Templo Budista Nishi Honganji e Seicho-no-iê.

“O Festival Nipo é um grande evento filantrópico, cultural e gastronômico”, afirmou o presidente da Acema.

O secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Maringá, Ercílio Santinoni, afirmou que a sólida parceria entre a Acema e a Prefeitura de Maringá se fortalece ainda mais neste ano com a construção do Parque do Japão e com os preparativos dos festejos dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, em junho de 2008. A comunidade nikkei espera que o Parque do Japão seja inaugurado por membros da família imperial nipônica no próximo ano.

“O Festival Nipo Brasileiro da Acema abrilhanta o nome de Maringá ao divulgá-lo em todo o País”, considerou Santinoni.

Shizuko Yamamoto, uma das voluntárias mais atuantes no evento, coordenou a cerimônia do chá, que teve a participação de autoridades e patrocinadores. Ela ilustra neste ano os cartazes promocionais do evento.

No lançamento também houve apresentação de um grupo de jovens da Acema da dança típica japonesa Yasakoi Soran e da cantora Mônica Missawa, vencedora da última edição do Gran Prix NAK (Nihon Amateur Kayosai), concurso mundial de cantores amadores realizado em Tóquio.

O Festival Nipo é uma realização da Acema e tem o apoio da Prefeitura de Maringá, Câmara de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB), Paraná Turismo, Fundação Japão, Liga Esportiva e Cultural Paranaense, Aliança Cultural Brasil-Japão no Paraná, Consulado Geral do Japão no Paraná, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Conselho Municipal de Turismo.