ENTRETENIMENTO

Metamorfose do básico

A ousadia e a liberdade ganham expressão na mudança do básico. Uma simples calça jeans e uma camiseta branca tornam-se peças alternativas para o mais variados e interessantes gostos pessoais. A criatividade é o principal ponto para a transformação dessas roupas, que ganham cores, ficam curtas, rasgadas e têm como complemento acessórios que podem ser de alumínio, tela de peneira ou lacre de latas de refrigerantes. “Os materiais usados são acessórios reciclados para os alunos do curso de Moda do Cesumar (Centro de Ensino Superior de Maringá) possam usá-los para complementar o básico. Acontece assim uma conscientização sobre o meio ambiente, ou seja, através da beleza das roupas, os universitários se preocupam também com a natureza”, explica Donegá, 37 anos, professor de laboratório de criação e desenho do Cesumar.

Nessa metamorfose da simplicidade do jeans e da ausência da cor da camiseta branca vão surgindo fabulosas criações. Para cada criação uma proposta com estilo próprio que cada universitária do curso de Moda tem. Como a da estudante Mariana Valério, 20 anos, aluna do primeiro ano. “Nesse meu primeiro desfile, que aconteceu no Cesumar, não me inspirei em ninguém. Fiz o que deu na minha cabeça e o resultado foi uma blusa de lacre de latinhas de refrigerantes e plásticos. Não foi muito fácil, mas alcancei o objetivo da proposta do desfile. O que eu imaginei deu certo”, constata Mariana.

A transformação do básico é o ponto de partida para a inovação das roupas que são feitas para usar no dia a dia, e o resultado é algo novo em cima do comum. ”Com a calça jeans e a camiseta branca recortei as peças transformando-as em saia e top. E como acessório utilizei uma tela de peneira. Fiz algo diferente, novo, ficou com cara de roupa moderna”, diz a universitária Luciana Lemos Soares, 24 anos.

Liziane Neu