GERAL

Falece Na Capital Paulista Aristino Flauzino Teixeira De Almeida

Ex-vereador pioneiro, advogado e professor Aristino Flauzino Teixeira de Almeida faleceu ontem, quinta-feira (26), aos 100 anos, e foi sepultado {(às 17 horas) em São Paulo - SP, vítima de pneumonia, teve insuficiência respiratória aguda.

Nascido em Ipanema (MG) em 3 de março de 1907, Aristino residia em São Paulo desde que se aposentou, em 1978, procurando ficar perto do filho, também advogado Renato Rua de Almeida, e duas filhas que ainda residem naquela capital.

Foi vereador desta Casa de Leis na segunda legislatura, de 14 de dezembro de 1956 a 14 de dezembro de 1960, após eleito com 296 votos. Também atuou como professor do curso de Economia na Universidade Estadual de Maringá, foi 1º secretário da diretoria que fundou o Country Club e primeiro presidente do Lions Clube.

Em seu mandato como vereador, executou inúmeros projetos. Dentre eles: o 256/60 autorizando o governo do Estado do Paraná, por intermédio do Departamento de Água e Esgoto, a iniciar por conta própria o serviço de abastecimento de água na cidade, utilizando os poços pertencentes ao município; também o 275/57 proibindo a condução de cadáveres em caminhões e caminhonetas no perímetro urbano, uma vez que a cidade possuía carro fúnebre. Aristino foi autor do projeto de lei da criação da Biblioteca Pública do Município de Maringá, para funcionar diariamente entre as 8 e 22 horas, e da Biblioteca da Câmara, onde encontramos arquivos como este para pesquisas.

Segundo Antonio Mário Manicardi, ex-vereador do Lesgislativo (1956/1960), Aristino era risonho e articulado, porém reservado, elegante, sempre trajando bons ternos.