CIDADE

Telecentros levam inclusão digital à comunidade

Quem está fora do processo de inclusão digital, tem seus dias contados. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), e o Ministério das Telecomunicações viabilizaram, desde outubro de 2006, sete telecentros que se localizam em bairros locais, em instalações como igrejas ou escolas. O programa de instrução à informática básica atende às antigas reivindicações da comunidade.

A população está aberta para inscrições às oficinas básicas que tem o objetivo maior de promover ensinamento básico principalmente os que acham que computador é “um bicho de sete cabeças”, pessoas acima dos 35 anos, segundo o instrutor do Telecentro Ney Braga, Jorge Alexandre, que tem 16 anos de experiência. Nos outros horários, os computadores estão voltados para atender a comunidade. A maior parte dos usuários são adolescentes, mais acostumados às novas tecnologias de comunicação.

O programa trata de exercer a cidadania, promovendo e formando agentes de mudanças na sociedade e empreendedores capazes de problematizar e transformar a realidade. Os telecentros funcionam entre 8 e 18 horas e contam com dois instrutores e um auxiliar para atender os populares. Além das oficinas oferecidas para pessoas já inscritas, outros usuários devem se cadastrar e utilizar a rede uma hora por dia. Geralmente, as salas ficam lotadas de adolescentes durante o dia, segundo o instrutor do Ney Braga.

Localização das Unidades

Região Norte: Sala 3 – Centro de Formação da Igreja São Francisco de Assis Rua Ana Neri, s/n, Jardim Alvorada – Fone: 3229-5736

Região Nordeste: Escola Mun. Profª Olga Aiub

Rua Maria Paulina Palmas, 453, Conjunto Requião/Guaiapó-Fone: 3253-7632

Região Sul: Escola Profis. Laura Rebouças de Abreu (TEMM)

Av. Gurucaia, 1.189, Vila Bosque – Fone: 3901-1765
Região Sudeste: Centro Esportivo

Rua Artur Henschel, s/n, Cj. São Silvestre – Fone: 3221-1860

Região Leste: Centro Social Urbano (CSU)

Rua Haiti, 808, Vila Morangueira – Fone: 3901-1781

Região Oeste: Centro Integrado Nadyr Maria Alegretti

Rua Dona ª Mariana Jorge, nº 461.

Região Noroeste: Centro Integral de Educação Profª Nadyr Alegretti

Rua Dona Aziza Mariana Jorge, 461, Parque das Grevíleas - Fone: 3031-1819.

Serviço

Informações na Sasc pelo telefone 3221-6422.