TEMPO

Ciclone extratropical causa estragos no PR

A passagem de um ciclone extratropical associado à uma frente fria provocou estragos na noite de anteontem em vários municípios do Estado.

O fenômeno aumentou a velocidade dos ventos que atingiram até 81 km/h em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Na Capital, uma fazenda experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve as instalações destruídas.

O fenômeno provocou prejuízos em Maringá e municípios do Oeste como Toledo, Ramilândia, Matelândia e Céu Azul, que já haviam sido atingidos por tempestades na noite anterior. Desde abril deste ano, pelo menos seis ciclones similares passaram pelo Paraná.

O meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Marcelo Brauer, explicou que o ciclone se formou a partir de um centro de baixa pressão onde os ventos passam a circular em sentido horário caracterizado por fortes rajadas que variam de 70 a 80 km/h, principalmente nas bordas leste e sul do fenômeno, e com chuvas muito intensas. De acordo com Brauer, os ciclones extra-tropicais são comuns entre o outono e a primavera. ''A primavera é uma estação de transição, caracterizada pelo aumento de chuvas, trovoadas e ventos mais fortes'', observou.

Além do vendaval, as estações meteorólogicas da Região Norte também registraram grande volume de chuva durante a noite. Em Londrina, até a meia-noite de anteontem, choveu 47,8 milímetros. Apenas entre 20 e 21 horas, o Simepar registrou um índice pluviométrico de 30 milímetros.

Com ventos de até 70 km/h, Maringá foi atingida por uma tempestade na noite de anteontem que derrubou cerca de 30 árvores na área urbana do município. Segundo o chefe da seção operacional da Defesa Civil, tenente Gilson Matos, duas casas, três veículos e dois postes da rede elétrica foram atingidos por árvores caídas. Na madrugada de ontem, o vendaval que atingiu principalmente áreas pouco urbanizadas de Pinhais provocou a queda de duas árvores no Parque Newton Freire Maia.

No Oeste, a Defesa Civil contabilizou danos em cerca de 900 casas. Toledo e Céu Azul foram as cidades onde o granizo e o vendaval causaram mais estragos. Cerca de 30 bobinas de lona plástica foram distribuídas pela Defesa Civil em Toledo para auxiliar os moradores de cerca de 500 casas e quatro escolas atingidas pelo granizo. Não houve feridos e desabrigados na cidade. Em Céu Azul, o vendaval danificou 130 residências em dois bairros da cidade, quatro barracões e um ginásio de esportes na área rural.

De acordo com o Simepar, a tendência é que o tempo melhore um pouco hoje mas ainda devem ocorrer pancadas de chuva. Apesar disso, a Defesa Civil Estadual continua em estado de alerta. De amanhã a domingo o sol já aparece, a temperatura sobe (deve variar entre 27 e 30 graus) e podem ocorrer pancadas de chuva no período da tarde. A partir de segunda-feira, uma nova frente fria deve atingir o Estado.
Folha de Londrina