CULTURA

Apresentação da peça do Teatro e Dança da Universidade da Flórida é sucesso em Maringá

Em torno de novecentos maringaenses lotaram na última terça-feira (26), o teatro Calil Haddad para assistir à peça “Our Town – Nossa Cidade” apresentada por alunos da Escola de Teatro e Dança da Universidade da Flórida (EUA). Diretores do Cesumar responsáveis por trazer a peça à cidade disseram que a presença de público superou as expectativas. Os convites distribuídos de graça foram disputadíssimos e nem todas as pessoas conseguiram ter acesso ao espetáculo.

“Não imaginávamos que o público responderia tão bem pelo fato de o espetáculo ser em inglês”, disse o diretor de pós-graduação do Cesumar, Valdecir Bertoncello. “Creio que o nosso objetivo de promover o intercâmbio cultural foi atingido plenamente e vimos que a língua não é barreira para as pessoas se comunicarem.”

A apresentação foi elogiada por várias pessoas e algumas disseram que mesmo sem saber inglês foi possível compreender o tema central da história. A maior parte do público era formada por alunos de escolas de língua, estudantes de Letras e pessoas que falam inglês. A estudante Sara Beatriz Moraes, disse: “adorei a peça e foi muito bom testar os meus conhecimentos”.

O programa da peça em português ajudou aqueles que não entendiam inglês a acompanhar o espetáculo, que se divide em três atos para falar da vida, morte e pós-morte, um tema simples mas universal, que mexe com o sentimento de todos.

Para a secretária de Cultura do Município, Flor Duarte, o espetáculo foi uma oportunidade para o maringaense conhecer um autor clássico da dramaturgia americana. Ela considerou a montagem excelente principalmente na composição dos personagens e disse que também se supreendeu com o interesse das pessoas.

Um dos pontos que chamou a atenção foi a interação dos atores com o público. Antes do início da apresentação eles circularam pela platéia conversando com as pessoas e, ao final, se colocaram à diposição para responder perguntas.

Escrita em 1938 por Thornton Wilder, “Nossa Cidade”, um clássico do teatro americano, foi escolhida para vir ao Brasil pela diretora, Judith Willians, “por ser um microcosmo da família humana”. Ela disse que o espetáculo foi “um presente da Flórida para Maringá e da Universidade da Flórida para o Cesumar”.

Pela primeira vez o Programa Internacional de Produção de Teatro da Universidade da Flórida visitou o Brasil, tendo passado em quinze dias por Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Novo Hamburgo (RS) e Maringá.