UEM

Consultor da Capes visita UEM

O professor Paulo Domingos Cordaro, da Universidade de São Paulo e consultor da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), está em Maringá desde segunda-feira (18), avaliando o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UEM e apresentando sugestões para sua melhoria. Manteve reuniões com o corpo docente e corpo administrativo e teve acesso aos dados e relatórios anteriores. Cordaro, que veio a convite do PMA, discutiu um plano de metas para que o curso seja alavancado nos próximos três anos. Falaram sobre os critérios de avaliação, produção científica, criação de um colóquio do Departamento de Matemática, distribuição de bolsas de Iniciação Científica, construção de biblioteca setorial e avaliação da produção da Matemática em relação a outras áreas.

Segundo o consultor, que retornará em agosto para avaliação oficial, o PMA deve se empenhar mais em publicar trabalhos em revistas mais abrangentes, em criar o colóquio, fixar cotas de bolsas de IC e criar a biblioteca setorial. Entre os pontos positivos, citou o fato de o DMA estar recuperando o número de professores perdidos nos últimos quatro anos e o de estar, junto com o PMA, desenvolvendo um bom trabalho editorial no Boletim da Sociedade Paranaense de Matemática.

Os programas de pós-graduação com mestrado e doutorado recebem notas que vão até 7; os com apenas o mestrado, até 5. O programa da UEM, somente com mestrado ainda, está classificado com a nota 4. A avaliação é feita a cada três anos, mas com pareceres anuais.

Na manhã de terça-feira (19), Cordaro encontrou-se com o vice-reitor Mário Azevedo. Também participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilson Evelázio de Souza; o chefe de Gabinete, Júlio Prates Filho; o diretor de Pós-Graduação, Carlos Scapim; o vice-diretor do Centro de Ciências Exatas, Paulo Udo; a coordenadora e o vice-coordenador do curso Valéria Domingos Cavalcanti e Juan Amadeo Soriano; e o professor Marcelo Moreira Cavalcanti.

UEM