ESPORTE

Atletas maringaenses são convocados para o Pan

Maringá será muito bem representada nos Jogos Pan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro a partir do próximo dia 13. O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima representará a cidade e todos os atletas brasileiros sendo o porta-bandeira da delegação brasileira nos jogos. Além de Vanderelei, a Cidade Canção também estará presente na competição, através de atletas de outras modalidades.

O goleiro de handebol, Alexandre Morelli Vasconcelos, está orgulhoso em participar da competição. “Fiquei muito surpreso quando recebi a notícia. Estou treinando pesado há dois anos. É um reconhecimento para qualquer atleta participar de uma competição deste porte. Sem dúvida é um orgulho ser convocado para participar do Pan”, contou o atleta que atualmente joga pela equipe do Metodista, de São Paulo. O goleiro iniciou sua carreira em Maringá, sendo formado pela categoria de base da Associação Maringaense de Handebol e que defendia a Unimed/Maringá até recentemente.

Apesar de se surpreender com a convocação, o goleiro contou que sempre trabalhou buscando a escalação. "Esta será uma oportunidade única. Vou defender com muita garra a chance e representar bem minha cidade. Tudo isso é fruto do trabalho desenvolvido desde o início de minha carreira. Agora tenho que lutar para ser campeão e dar mais esse orgulho para Maringá”, relatou o atleta.

Além do goleiro, outros dois atletas foram convocados pelo técnico Jordi Ribera para completar a equipe do handebol. Renato Tupan, que atualmente joga em clube da Alemanha e o ponta Leonardo Bertollini, que defende o Unifil/Londrina. Esses atletas também foram formados pelas categoria de base da Associação Maringaense de Handebol.

"Esse é meu segundo Pan. Ser convocado novamente é uma sensação ótima, indescritível. Isso é resultado de um bom trabalho que desenvolvi durante toda a minha carreira de atleta, que teve início em Maringá", declara Leonardo, reforçando ter “uma responsabilidade muito grande, pois vou defender e representar minha cidade e meu país”.

A fase final de preparação para o Pan será entre os dias 1º e 7 de julho, no ABC Paulista. Depois, a seleção masculina embarca para o Rio, onde começa a disputa dos Jogos, em 13 de julho.

O prefeito Silvio Barros, destacou que Maringá é referência no esporte e que a convocação dos marinagenses para o Pan é motivo de orgulho. “Esta é uma conquista dos atletas, mas também de todos nós. Apoiando o esporte e unindo nossas forças o resultado será sempre positivo”, destacou.

Silvio homenageou os atletas: “em nome da comunidade maringaense eu só tenho a agradecer a vocês, que estão fazendo um trabalho maravilhoso que tanto nos orgulha. Também não poderia deixar de agradecer à Unimed, por essa e muitas outras parcerias que realiza em nossa cidade. Hoje estamos vendo grandes resultados através desses atletas, mostrando que estamos investimos no caminho certo. Agradeço também a Associação Maringaense de Handebol, que demonstra para a nossa sociedade o trabalho social que realiza com os atletas, através da educação esportiva.

A Universidade Estadual de Maringá também ajuda Maringá na descoberta de talentos”

TRAJETÓRIA

Pelas conquistas que Maringá vem conseguindo através do esporte, o prefeito Silvio Barros lembrou como tudo começou. Silvio destacou que o esporte maringaense foi resultado de outras administrações, inclusive a de seu pai que durante sua gestão incentivou o esporte na cidade. Ele destacou que o primeiro centro esportivo da cidade foi construído na gestão de seu pai, sendo implantado no Jardim Alvorada. Também falou da construção do Ginásio de Esportes Chico Neto e do Estádio Regional Willie Davids.

O prefeito ressaltou que todas as administrações tiveram papéis fundamentais para o desenvolvimento do esporte. “É preciso plantar para colher bons frutos e esses atletas maringaenses são exemplo e resultado de uma boa semente. Nosso compromisso é continuar plantando para colher no futuro. Que o Brasil seja um celeiro de atletas, como Maringá está sendo. A Prefeitura está investindo nas bases desses atletas. Espero que vocês nunca se esqueçam de nossa cidade quando estiverem em grandes competições”.

PMM