CIDADE

Começam obras do muro no sentido Tuiuti-Pedro Taques

Máquinas e operários da empresa que executa as obras de rebaixamento da linha férrea no trajeto entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti iniciam hoje (quinta-feira), a preparação da área para construção do muro lateral norte em sentido oposto ao que vem sendo construído.

A partir da próxima semana as obras serão executadas também no sentido contrário, ou seja, partindo da Avenida Tuiuti em direção à Pedro Taques. Durante esse período de execução da obra a Avenida Tuiuti não será interrompida para o tráfego de veículos no cruzamento com a ferrovia.

O rebaixamento da via férrea naquele trecho tem 1.980 metros de extensão. Depois de pronto, o muro em construção terá altura variável até nove metros, partindo-se do leito ferroviário até o nível da pista da futura Supervia Leste-Oeste.

De acordo com engenheiros da Urbamar e da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), que fiscalizam a obra, já foram executados 700 metros de extensão do muro.

No trabalho foram utilizados cerca de 50 mil blocos de concreto e a estrutura do solo recebeu o reforço de geogrelhas de poliester.

Depois de concluída a construção do muro lateral norte e aterrada a trincheira, será assentado um desvio provisório de trilhos para que os mesmos procedimentos técnicos sejam iniciados no lado sul da ferrovia.

A exemplo do que ocorre hoje, as obras não vão interromper o tráfego de trens no trajeto.

Viadutos

Composto por blocos de concreto intertravados, o muro em construção dará sustentação à pista lateral norte da Avenida Horácio Raccanello Filho, a partir do cruzamento com a Avenida Pedro Taques.

Conforme o cronograma da obra, o rebaixamento do trecho da via férrea estará pronto no final de 2008, incluindo a construção de quatro viadutos previstos para o trajeto.

Os viadutos serão construídos sobre a ferrovia nos cruzamentos com as avenidas Tuiuti, Gaspar Ricardo, Monlevade e Rebouças, favorecendo a ligação entre as avenidas Colombo e Mauá.

A iniciativa favorecerá a ligação das avenidas Colombo e Mauá - localizadas respectivamente nos setores norte e sul da cidade, hoje separados pelo barranco da linha férrea.

Com a conclusão do trecho Pedro Taques-Tuiuti, o projeto da Prefeitura de Maringá permitirá também novas opções de trânsito no sentido oeste da cidade, com a construção de outros três viadutos no trajeto entre as avenidas Paraná e 19 de Dezembro.

Serviço_________________________________________________

Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3221-1425 (Seduh)

PMM