CIDADE

Escoamento de águas pluviais será feito por Tunel Line

As obras de rebaixamento da linha férrea, no trecho compreendido entre as avenidas Tuiuti e Pedro Taques, incluem a implantação de um sistema de escoamento de águas pluviais semelhante ao que foi instalado na época da construção do túnel do Novo Centro, onde hoje, sobre sua laje, passa a Avenida Horácio Raccanello Filho.

Trata-se do Tunel Line, um sistema de canalização subterrânea que substitui os tubos de concreto convencionais por arcos de aço corrugado com 1,20m de diâmetro.

Enquanto no sistema de drenagem do túnel do Novo Centro o escoamento de águas pluviais é direcionado ao Parque do Ingá, o novo trecho de escavações do Tunel Line parte das proximidades da confluência da Avenida Tuiuti com a linha férrea e segue uma extensão de 635 metros sob os canteiros centrais da Avenida Laguna até o Ribeirão Merlo, localizado nos fundos do Colégio João XXIII, na Vila Operária.

Não destrutiva

De acordo com o diretor técnico da Urbamar, engenheiro Édson Cantadori, nas imediações da extremidade inicial do duto – onde é feita a captação de águas pluviais – a profundidade da tubulação pode chegar a 10 metros abaixo dos canteiros centrais da Avenida Tuiuti. Durante o percurso a profundidade vai diminuindo até atingir o mesmo nível da tubulação da atual rede de águas pluviais, a cerca de cinco metros sob o nível do solo. “A partir do nivelamento dos dutos ocorrerá a junção da nova tubulação de aço corrugado com os emissários de concreto já existentes, possibilitando o escoamento da água captada às margens da ferrovia até o ribeirão”, explica.
Segundo Cantadori, a instalação dos dutos é feita de forma não destrutiva, ou seja, é realizada inteiramente sob a superfície do solo e, por isso, não exige a abertura de valetas. Os únicos sinais visíveis da existência do Tunel Line são os “pontos-de-visita” - oito poços abertos e também revestidos por tubulação de aço – ao longo do trajeto.

As obras de rebaixamento da linha férrea ocorrem no trecho de 1.860 metros de extensão situado entre as avenidas Tuiuti e Pedro Taques.

A iniciativa vai possibilitar a construção de quatro viadutos no percurso, ligando os setores norte e sul da cidade por meio das avenidas Colombo e Mauá.

Serviço__________________________________________________

Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3221-1290 (Seduh)

PMM