GERAL

Liberdade da Imprensa.

Sete de maio é comemorado o dia Liberdade da Imprensa.

A mídia exerce uma grande influência no comportamento humano. Num período saturado de informações como as “novas mídias”, tornou muito mais fácil e acessível o meio de comunicação, dando o direito a manifestações.

A prefeitura de Campo Mourão fechou a emissora TV Carajás, por causa das irregularidades na obra de ampliação do prédio e a falta de um alvará. Com isso proprietários como, Adjaime Marcelo Alves, entraram na justiça para que a emissora volte a funcionar, e comparou a atitude do Executivo como à do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de não renovar a concessão do canal RCTV que deixou de transmitir no último domingo (27). Hugo Chávez alega que a emissora seria um monopólio comunicacional e também por ter colaborado no golpe de Estado que em 2002, que o afastou do poder durante algumas horas.

A freqüência do antigo canal 2, onde estava a RCTV em Caracas, foi tomada por um canal estatal de serviço público, que críticos temem que se transforme em ferramenta de propaganda do governo.

Alunos de várias universidades venezuelanas saíram às ruas para protestar contra a decisão, que consideraram uma afronta à liberdade de expressão. As forças de segurança lançaram gás lacrimogêneo e balas de borracha contra um protesto realizado por estudantes e jornalistas no leste da capital Caracas.

Lizane Neu