EDUCAÇÃO

Curso encaminha jovens para o mercado de trabalho.

O curso de qualificação em impressora off-set, realizado na escola profissionalizante Laura Rebouças - Trabalho de Encaminhamento ao Menor de Maringá (TEMM), capacita, atualmente, 14 alunos, entre 18 e 22 anos, que recebem aulas de segunda a sexta-feira, entre 13 e 17h30. Em 2006, a escola capacitou 18 jovens e todos foram encaminhados ao mercado de trabalho.

O aluno Marcos Eduardo Zequim, de 19 anos, ficou sabendo do curso através do Tiro de Guerra e está satisfeito com o conteúdo do curso. “Os profissionais são qualificados e o atendimento é excelente. “Aqui podemos adquirir experiência para ingressar em um mercado que está crescendo na cidade”, concluiu o aluno.

Para a aluna, Leila Claudia Sampaio Domenici, de 20 anos, o curso, além de encaminhar para o mercado de traalho, garante uma profissão promissora. “Depois que terminar o curso quero seguir a profissão e tenho certeza que não faltará emprego nesta área”.

A seleção para o curso é realizada através do preenchimento de uma ficha socioeconômica e o candidato deve ter o ensino fundamental concluído e estar cursando ou ter terminado o ensino médio. A capacitação tem duração de aproximadamente três meses (226 horas) e após a conclusão, os alunos já começam a ser encaminhados para o mercado de trabalho.

De acordo com a diretora da escola, Lenita Tiburski, o curso é importante porque os recém-formados são facilmente encaminhados ao mercado de trablho. “Os profissionais de gráficas já conhecem a qualidade do ensino do TEMM e nos procuram, solicitando alunos.”

O proprietário da Gráfica e Editora Clichetec, José Antônio Moscardi, contratou um ex-aluno do TEMM em feveireiro deste ano e está satisfeito com o desempenho do profissional. “O curso de qualificação é muito importante para o setor, pois o mercado é carente de mão-de-obra especializada. Algumas empresas optam por não expandirem por falta de profissionais.“ Moscardi ressalta que é fundamental que a população saiba desta necessidade e comece a se interessar e pela área.

O curso é desenvolvido pela Prefeitura – Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Sindicato da Indústrias Gráficas de Maringá (Singramar).

Serviço:

Informações com a diretora do TEMM, Lenita Tiburski, pelo telefone 3901-1843

PMM