UEM

Projeto Parque do Ingá em Revista está aberto à comunidade.

O Projeto Parque do Ingá em Revista está intensificando sua ação junto à comunidade, principalmente junto às escolas de ensino fundamental e médio, a grupos de terceira idade e turistas. O projeto, iniciado em 2005 e coordenado pela professora Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, é uma parceria entre a UEM, a Prefeitura de Maringá e a Associação Brasileira de Defesa Ambiental (Adeam), com os objetivos de desenvolver atividades educacionais, dentre elas, a prática de Trilhas Interpretativa, curso para professores da rede de ensino fundamental e médio, palestras, eventos ambientais, direcionados a conhecimentos e conservação do Parque do Ingá. Além disso, o projeto atende alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Colégio Juscelino Kubitschek, com o foco na formação de educador ambiental. Esses alunos integram o projeto como estagiários.

As escolas interessadas em levar os alunos para visitar o Parque do Ingá com monitoramento de guias podem agendar horário pelo telefone 3222-9143 ou no Centro de Educação Ambiental (antiga Adeam), das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Durante o passeio pelas trilhas, os alunos são orientados para compreender o ecossistema florestal como uma interação entre vegetais, animais, solo, topografia, microclima, além de questões sociais e políticas. Também terão acesso às informações de como se processa a auto-regeneração da floresta, a importância, o histórico e as características do Parque do Ingá. Em dois anos de atuação, foram atendidos 231 grupos e 11.667 alunos da rede pública e privada de Maringá e região, foram formados 328 educadores ambientais e realizados cursos para 26 funcionários do Parque do Ingá. Atualmente, atuam como monitores dez alunos de Biologia da UEM e do Cesumar e também profissionais da área.

O projeto foi o único escolhido no Paraná para receber recursos da empresa Dpaschoal para seu desenvolvimento. Os valores serão aplicados na administração do projeto, montagem do escritório e de minimuseu, promoção de trilhas auto-guiadas por meio de folder e estímulo às trilhas guiadas e interpretativas.

As escolas que tiverem interesse em utilizar o trenzinho devem enviar ofício à direção do Parque do Ingá, informando data, horário da visita e quantidade de alunos. Outras informações pelo fone 3222-9143.

UEM