GERAL

Maringá vai garantir crédito a pequenos

Maringá está prestes a ganhar a primeira Sociedade de Garantia de Crédito do Estado. Com o objetivo de facilitar o acesso a linhas de crédito com taxa de juros menores aos pequenos e micro empresários, o projeto de implantação está em fase final. Neste mês será concluída a tabulação de uma pesquisa que entrevistou mais de mil empresários da cidade e região.

A pesquisa foi aplicada pelo Instituto para o Desenvolvimento Regional (IDR), para verificar viabilidade do projeto. "Concluída a pesquisa e constatado que é viável, a nossa expectativa é de que até janeiro a sociedade possa ser juridicamente constituída. Depois, será necessário buscar recursos governamentais e privados para a formação do fundo", afirma o coordenador do projeto, Ilson Rezende.

Ele explica que as empresas de grande e médio porte têm acesso aos empréstimos bancários facilmente, mas o pequeno e o micro empresário encontram dificuldades para acessar linhas de crédito mais interessantes, porque não conseguem oferecer garantias. "A sociedade vai fazer essa função, ela vai ajudar esses empresários a conseguir esses empréstimos, em que as taxas de juros são menores", salienta Rezende.

A sociedade será criada justamente para oferecer a garantia de pagamento, o que diminuiria os juros, já que os riscos passarão a ser menores. "Se o empréstimo for no valor de R$ 50 mil, por exemplo, a sociedade vai colocar cerca de 70% desse valor em uma conta do banco, garantindo esse empréstimo", detalha Rezende. "Caso o empresário não pague, o banco não perde; basta ele sacar o dinheiro."

Para participar da sociedade e ter a garantia, os empresários vão precisar comprovar que o negócio é viável, por meio de um projeto. Os estudos e planejamento para a criação da Sociedade de Garantia de Crédito de Maringá começaram há um ano, e são desenvolvidos pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Noroeste do Paraná (Cacinor), e Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

No Brasil, atualmente, existe uma única sociedade, implantada em Caxias do Sul (RS). O modelo da organização gaúcha se baseia na experiência da Itália, iniciada na década de 60.

De acordo com o coordenador do projeto em Maringá, a implantação da Sociedade de Garantia de Crédito na cidade vai servir de ferramenta para o desenvolvimento regional. "Vai acabar gerando emprego e renda", aposta Ilson Rezende.

ACIM