‘Oceanos’: espetáculo gratuito, que une fantasia e consciência ambiental, estreia em Maringá
Obra questiona o impacto do descarte de lixo urbano no mar.
O espetáculo ‘Oceanos’, do Grupo Anamá, estreia sua temporada no dia 24 de março, às 20h, no teatro do Sesc Maringá. Viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o projeto fará 10 apresentações entre as cidades de Maringá e Campo Mourão. Com classificação livre e entrada gratuita, a peça contará com acessibilidade em Libras e audiodescrição em todas as sessões.
Unindo arte cênica e educação ambiental, a obra questiona o impacto do descarte de lixo urbano no coração do mar. A peça acompanha Daia, uma menina que, ao encontrar uma mensagem enviada pela centenária tartaruga Marina, é levada a um universo azul profundo. No palco, o público é convidado a mergulhar em um mundo onde a beleza das águas-vivas divide espaço com um monstro de lixo que ameaça a vida marinha.
O projeto conta com direção de Rô Fagundes, fundadora da Cia Fantokid’s e referência no teatro de animação com 37 anos de trajetória. Seu trabalho em ‘Oceanos’ reflete uma carreira dedicada à manipulação de bonecos, à arte-educação e à formação de público.

O roteiro é uma criação coletiva do Grupo Anamá e Dan Pinheiro, com revisão de Karyna Bühler. Os bonecos foram fabricados por Sandro Maranho, referência no segmento e os figurinos confeccionados por Danilo Furlan. O elenco é composto por Cairan Fagundes, Luara Fagundes, Irakytan Fagundes e Tuany Yagura. A assistência de produção é de Janaína F. Borges.
“Além de atuar como produtor executivo, também criei o primeiro roteiro e assino a cenografia do espetáculo. Conciliar essas funções é desafiador, porque, à medida que surgem novas necessidades de cena, preciso equilibrar o olhar criativo com as decisões de produção. Ter escrito o roteiro inicial me permite visualizar o espetáculo de forma ampla, imaginando a cenografia desde os primeiros esboços. Nesse processo, também destaco a importância da Karyna na dramaturgia, que trouxe muito mais sensibilidade e poesia para o trabalho”, destaca o produtor executivo Dan Pinheiro.

Leia também:
- Confira a lista completa de ganhadores do Oscar 2026
- Com salários de até R$ 31 mil, 14 concursos públicos e PSSs estão com inscrições abertas no Paraná
- Artistas de todo Brasil podem participar da coletânea de poemas ‘Hip-Hop pelo Fim do Feminicídio’
‘Oceanos’ chega para dar ainda mais força ao Grupo Anamá. O apoio da PNAB possibilitou a contratação de uma equipe completa, incluindo acessibilidade em Libras e audiodescrição, além de um intenso estudo de novas técnicas de manipulação. "Será um trabalho lindo, que mescla educação ambiental e sensibilidade no palco”, afirma o proponente do projeto Cairan Fagundes.

“Nossa identidade como Grupo Anamá nasce da nossa união como artistas e irmãos. Carregamos o legado da Cia. Fantokids, companhia de nossos pais, mantendo vivo o zelo e a sensibilidade na escolha de cada tema. Mais do que entreter, buscamos impactar o público com reflexões que os acompanhem para fora do teatro”, diz Luara Fagundes.

“Dividir o palco com meus irmãos é um privilégio imenso e uma experiência muito gratificante. Existe entre nós uma sintonia e uma intimidade construídas ao longo do tempo, e hoje também carregamos uma maturidade artística maior. Já passamos juntos por uma grande montagem, o espetáculo “Eu Existo”, que nos permitiu compreender melhor como funcionamos em cena e o quanto trabalhamos bem em conjunto. Agora, em “Oceanos”, contamos também com a presença de uma atriz convidada, o que traz novos olhares para o processo e nos conduz a outras descobertas”, conta um dos intérpretes, Irakytan Fagundes.
Após a estreia, a temporada segue em abril com apresentações em Maringá nos teatros Barracão (06 e 07/04) e Reviver Magó (17/04). O espetáculo também visita Campo Mourão no dia 12 de abril (domingo), com três sessões no Teatro Municipal: às 10h, 14h30 e 20h.
Serviço
Espetáculo ‘Oceanos’
Apresentações em Maringá
Terça-feira (estreia)
24 de março às 20h
Teatro Sesc Maringá
Av. Duque de Caxias, 1.517 - Zona 7
Segunda-feira
06 de abril às 14h30 e 20h
Teatro Barracão Paulo Mantovani
Praça Professora Nadir Cancian, S/n - Zona 7, Maringá - PR
Terça-feira
07 de abril às 10h e 14h30
Teatro Barracão Paulo Mantovani
Praça Professora Nadir Cancian, S/n - Zona 7, Maringá - PR
Sexta-feira
17 de abril às 14h30 e 20h
Teatro Reviver Magó
Praça Todos os Santos, s/n - Zona 2, Maringá - PR
Apresentações em Campo Mourão
Domingo
12 de abril às 10h, 14h30 e 20h
Teatro Municipal
Av. Comendador Norberto Marcondes, 684 - Centro, Campo Mourão - PR
Ingressos gratuitos, entregues sempre com 1h de antecedência diretamente nos locais.
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras e audiodescrição.
Para saber mais sobre o grupo e futuros trabalhos acesse o perfil @grupoanamateatrodebonecos no Instagram.