SAÚDE

Coordenadora do Maringá Saudável está em Brasília.

A coordenadora do Maringá Saudável, Ana Rosa Palácios, está em Brasília, onde realiza palestra sobre intervenções em grupos específicos, com a temática Espaço Urbano e Intersetorialidade. Ana Rosa apresenta o exemplo do Maringá Saudável, que vem atraindo comitivas de todo o Brasil para conhecer o modelo.
O convite foi feito pela coordenação geral de doenças e agravos não transmissíveis, do Ministério da Saúde. O evento, realizado em duas etapas, tem como tema à avaliação em programas de atividade física. Ana Rosa apresentou a atividade física nos espaços públicos, através das Academias da Terceira Idade – ATIs e intersetorialidade, uma das características do Maringá Saudável. Destacou, também, o processo de implantação do programa, os parceiros e o impacto do sistema.
O Maringá Saudável está inserido nas diretrizes de “municípios de comunidades potencialmente saudáveis” da Organização Mundial da Saúde - OMS, e da Organização Pan-Americana de Saúde – Opas, Unicamp e Instituto de Pesquisas Especiais para a Sociedade – IPES. É um projeto inovador, focado na mudança da cultura do tratamento da doença para o investimento na promoção da saúde.
A meta é melhorar a qualidade de vida dos maringaenses, a partir de uma série de atividades físicas, culturais, esportivas, educacionais, nutricionais e de cidadania. A base do trabalho é a participação popular. As comunidades são ouvidas. As propostas agrupadas e analisadas pelo Grupo de Trabalho Inter-setorial do Maringá Saudável.
PMM