ESPORTE

Vanderlei repete para o Pan preparação vitoriosa de Atenas

O maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, vencedor da Prova Rústica Tiradentes, vai repetir para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro a preparação vitoriosa da Olimpíada de Atenas, quando conquistou o bronze.

Com isso, ele treinará na Colômbia, na cidade de Paipa.

O objetivo é fazer um treinamento na altitude.

"Em uma prova de longa duração, é muito importante ter uma boa concentração.

O treinamento vai ser fundamental para ir forte para o Pan", disse o atleta.

Vanderlei, de 37 anos, viaja no dia 31 de maio e volta ao Brasil apenas uma semana antes da prova no Pan, quando fará uma readaptação em Maringá antes de partir para o Rio - ele aponta a umidade carioca como um de seus maiores desafios.

"A preocupação não é tanto o clima, mas a umidade alta.

O clima da Colômbia é diferente do Rio, tem 40% ou 50% de umidade, contra 70% no centro do Rio", explicou o atleta.

Bicampeão pan-americano em 1999 e 2003, Vanderlei não teme uma repetição do que aconteceu na Olimpíada, em que um ex-padre irlandês entrou na sua frente quando ele liderava a prova.

"Não tenho preocupação durante a prova em termos de segurança.

Um maratonista se concentra muito e muitas vezes não enxerga nada do seu lado, mas não quero encontrar nenhum obstáculo", disse.

Um grande obstáculo na prova, pelo menos, ele já sabe que não terá, pois o primeiro colocado do ranking brasileiro, Marilson Gomes, desistiu da maratona para se concentrar nos 5 mil e nos 10 mil metros.

"Seriam dois grandes atletas brigando por uma só medalha, e não é certo.

Isso vai facilitar o quadro de medalhas para o Brasil", disse ele, lembrando que a decisão já havia sido tomada há tempos.

"Se nós dois fôssemos, seria uma disputa bem acirrada.

Foi uma decisão sábia do Marilson.

O importante é estar representando bem o Brasil e ganhando o maior número de medalhas."

Com a desistência, o outro maratonista brasileiro será Franck Caldeira, número 3 do ranking nacional.

"Ele está mais acostumado com o clima do Rio e isso lhe favorece", afirmou Vanderlei, acrescentando que os norte-americanos, colombianos e equatorianos também podem surpreender.

A maratona masculina será disputada no dia 29 de julho, o último dia do Pan, e Vanderlei já conhece a parte do percurso que coincide com a Meia Maratona do Rio.

"A parte que vai para o centro não conheço, mas não deve ter surpresa porque é plano", disse ele.

Os atletas largarão na Praia de São Conrado e seguirão pela Avenida Niemeyer e praias do Leblon, Ipanema, Copacabana e Botafogo, avançando pelo Aterro do Flamengo até o Museu de Arte Moderna (MAM).

A partir daí, o percurso segue pelas ruas do centro do Rio e depois de retornarem pela Avenida Presidente Vargas, os atletas seguirão pela Avenida Perimetral de volta ao Aterro do Flamengo, local da chegada.