PARQUE DO JAPÃO

Têm início obras do Parque do Japão

Teve início, oficialmente, nesta segunda-feira (30) as obras do Parque do Japão, que será construído numa área de 100 mil metros quadrados, localizada entre o Parque Itaipu e Jardim Industrial.

O prefeito Silvio Barros, acompanhado por secretrários municipais, vereadores e o deputado estadual Luiz Nishimori, esteve no local verificando o início dos trabalhos.

“Sem dúvida o Parque do Japão é a maior obra de nossa administração, tanto pelo dimensão quanto pela importância que trará ao segmento turístico da cidade.

Estamos felizes em iniciar essa obra que valoriza a cultura japonesa.

O Parque é uma maneira de homenagear a cultura nipônica”, diz o prefeito, acrescentando que “demos o ponta pé inicial e temos muito trabalho pela frente”.

O Parque do Japão abrigará um complexo turístico, cultural e esportivo, com um tradicional parque japonês.

A idéia do Executivo é trazer um pouco do Japão para Maringá.

A cidade de Kakogawa, no Japão, é uma das parceiras do projeto.

Para acompanhar a execução do projeto, foi criada a Oscip “Parque do Japão – Memorial Imin 100”, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que também irá administrar e manter o parque com a ajuda voluntária da comunidade.

Nesta primeira etapa das obras, máquinas da Prefeitura estão trabalhando para fazer a limpeza e terraplanagem do terreno.

“Ficamos um ano trabalhando no projeto, buscando recursos e nos enquandrando para atender as exigências referentes ao meio ambiente.

Após os serviços de limpeza e nivelação do terereno vamos iniciar a construção do ginásio de esportes”, explica a gerente de projetos do Parque do Japão, Mary Cristina Yoshii Fugou.

O Parque do Japão será inaugurado no dia 22 de junho de 2008, ano que marca o centenário da imigração japonesa no Brasil.

Existe a possibilidade da família imperial participar da solenidade.

Entre as obras previstas estão a implantação de um jardim japonês, a construção de um Centro Cultural Nipo Brasileiro, com teatro para 500 lugares, centro de eventos e locais para oficinas.

O local também terá um amplo ginásio de esportes para treinamento de artes marciais.

A obra é uma forma de homenagear a colônia nipo-brasileira instalada em Maringá, sendo desenvolvido pela Prefeitura de Maringá em parceria com a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Prefeitura do Município de Kakogawa (Japão), entre outras entidades e instituições voluntárias.

Informações com a gerente de projetos do Parque do Japão, Mary Cristina Yoshii Fugou, pelo telefone 3221-1325