TRÂNSITO

Semáforos vão funcionar em amarelo intermitente

A partir desta quinta-feira (26), no período entre 23h30 e 6 horas, a Secretaria dos Transportes vai operar com 60 semáforos em amarelo intermitente instalados em cruzamentos de ruas com avenidas.

A medida pretende oferecer mais segurança aos condutores que trafegam durante a madrugada, uma vez que com os semáforos programados em amarelo piscante as chances de serem abordados diminuem, especialmente, em cruzamentos mais afastados.

De acordo com o secretário dos Transportes Walter Guerlles, a cidade já conta com 12 semáforos funcionando desta maneira.

“A partir de quinta-feira teremos mais 48 sinais em amarelo intermitente durante a madrugada.

A segurança no trânsito é prioridade do prefeito Silvio Barros que nos permitiu buscar mecanismos que favoreçam o trânsito.

Essa medida certamente será benéfica, mas para isso precisamos contar com a atenção dos condutores para mesmo que com as luzes em amarelo respeitem os outros motoristas e dirijam com prudência”, aconselha Guerlles.

A princípio, a Setran programou semáforos instalados entre ruas e avenidas para receberem a sinalização de advertência, futuramente a medida pode ser adotada também em semáforos que fazem a ligação entre avenidas.

“Fizemos um estudo e decidimos implantar o amarelo intermitente em cruzamentos de ruas com avenida, já que a prioridade de tráfego é de quem transita pela avenida.

Vamos avaliar o funcionamento desta medida para ver a possibilidade de implantar o amarelo em outros cruzamentos”, explica o gerente de tráfego da Setran, Gilberto Purpur, acrescentando que “não temos registros de acidentes nos cruzamentos que já funcionam com amarelo intermitente”.