AÇÃO SOCIAL

Campanha de vacinação de idosos foi aberta nesta segunda-feira

Pessoas acima de 60 anos têm até dia 4 de maio para procurar os postos de saúde para se vacinar contra a gripe.

A campanha deste ano teve início ontem (23), com a presença do prefeito Silvio Barros e do secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi.

O prefeito destacou que com a vacinação o número de pessoas com doenças respiratórias diminui: “Se pudermos evitar doenças como a gripe, poderemos atender melhor as pessoas que têm doenças que não podem ser evitadas”.

Ressaltou que a administração municipal está investindo no programa Maringá Saudável de promoção à saúde e as equipes da Secretaria da Saúde estão trabalhando para que as pessoas tenham mais saúde.

Para Nardi os idosos devem ser respeitados como pessoas que deixam um legado às gerações mais jovens.

Destacou que a vacinação contra a gripe é uma maneira de prevenir complicações de doenças respiratórias: “Desde que a vacinação dos idosos tem sido realizada, a redução de internações por gripes e pneumonias reduziu entre 60 e 70%.

o calendário deste ano está bastante amplo, para que as pessoas possam ser vacinadas”.

A campanha deste ano, que tem o tema “Fique ativo: vacine-se contra a gripe” pretende atingir 29.565 idosos.

Para isso, todos os postos de saúde do município estão realizando a vacinação.

No próximo sábado (28) os postos e a Secretaria da Saúde estarão abertos exclusivamente para a vacinação, das 8 às 17 horas.

A campanha tem sido realizada desde 1999 e segue recomendação da Organização Mundial de Saúde – OMS, de priorizar a vacinação de idosos, partindo do pressuposto que o organismo do idoso é mais vulnerável à gripe. Também será possível atualizar as doses contra tétano, difteria, febre amarela e infecções pneumocócicas.

O objetivo da campanha é proteger um dos segmentos da população mais vulnerável a complicações da gripe e de outras doenças preveníveis por vacinas.

A vacina contra a gripe é produzida com base nos três subtipos de vírus de maior circulação no Hemisfério Sul.

Essa combinação eleva a capacidade de proteção e diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos.

Depois de aplicada, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.

Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença, o que significa que a vacina não causa gripe.

Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.

Além disso, constam nos resultados desses estudos a redução de 19% do risco de hospitalização por doença cardíaca e em até 23% do risco de doenças cerebrovasculares.

A campanha é realizada, anualmente, em abril, uma vez que o pico de atividade epidêmica, normalmente, acontece entre maio e setembro.

Com a vacinação em abril, a prevenção é feita antes do início do período de maior risco de adoecer.

Informações com a enfermeira Edlene Loureiro Aceti Goes, pelo telefone 3218-3120