SAÚDE

Técnicos da 15ª Regional de Saúde recebem capacitação

Cerca de 30 técnicos de municípios abrangidos pela 15ª Regional de Saúde participam, durante duas semanas, em Maringá, de curso básico de regulação, controle, avaliação e auditoria do Sistema Único de Saúde - SUS.

A ação está sendo realizada em conjunto entre Ministério da Saúde e governos estadual e municipais.

Este é o primeiro curso descentralizado de 2007.

De acordo com a instrutora do curso, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, Valéria Paiva, a ação está atrelada à implementação da Política Nacional de Regulação e incentiva que estado e municípios se articulem.

O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, destacou a importância do curso: “São módulos longos, mas de extrema valia, principalmente neste momento, em que estamos aprovando o Pacto pela Saúde.

Maringá se sente muito honrada em receber a primeira descentralização do curso do Ministério da Saúde”.

Convidou os participantes a conhecerem as Academias da Terceira Idade – ATIs implantadas na cidade e que têm atraído representantes de municípios de diversos estados.

Destacou que, na próxima sexta-feira (13) será inaugurada a 10ª unidade, no Bosque dos Pioneiros e o aniversário da primeira ATI, no Parigot de Souza, que será comemorado no próximo domingo (15).

O diretor da 15ª Regional de Saúde, Antonio Carlos Pupulin, ressaltou que o curso é extremamente necessário para que a saúde da população seja melhor atendida: “Estamos satisfeitos por saber que o município, o estado e o governo federal estão fazendo seu papel”.

Valéria afirmou que o curso dá possibilidades para que as três esferas gestoras do SUS realizem o trabalho com qualidade e que os participantes serão importantes na disseminação dos conhecimentos nos seus locais de trabalho.