ESPORTE

Academias da Terceira Idade – ATIs são referência para várias cidades do Brasil

As Academias da Terceira Idade – ATIs instaladas em Maringá desde abril do ano passado (2006) e que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da população do município, vêm atraindo visitantes de várias cidades do Brasil.

Na tarde de ontem terça-feira (3), o secretário da Juventude e dos Esportes e Lazer, de Pindamonhangaba (SP), Misael Cesarino Júnior “Tayoba” e diretor de Esportes, João Ríbio Vinci Júnior, estiveram em Maringá para conhecer as ATIs.

Os representantes foram recepcionados pela secretária dos Esportes e Lazer, Edith Dias e pelo coordenador das ATIs José Luiz Menegalti.

Esta não é a primeira visita de membros da administração de Pindamonhagaba.

Em julho do ano passado o prefeito, João Ribeiro e os secretários de Obras, José Antenor, Finanças, Sílvio Serrano, Planejamento, Maurício Marcondese o diretor de Indústria e Comércio, Álvaro Staut, estiveram em Maringá, onde conheceram a obra de rebaixamento da malha ferroviária e as obras do novo centro.

Na ocasião o prefeito conheceu as ATIs e ficou impressionado com o projeto, que pretende instalar no seu município, que hoje conta com uma população de mais de 150 mil habitantes.

O secretário dos Esportes, Misael Cesarino, destacou que esse é um pedido do prefeito de Pindamonhagaba.

“Viemos conhecer as ATIs para levar essa idéia à população de nossa cidade.

Pois com essa proposta vamos investir na qualidade de vida da nossa comunidade”.

Os representantes da cidade paulista passaram pelas ATIs do Parque do Ingá, Alfredo Nyeffeller, Jardim Quebec, Parque Avenida e também no Bosque II, para conhecer o processo de instalação, uma vez que será inaugurada neste mês.

As ATIs seguem o modelo adotado em Pequim, na China.

Lá as academias foram implantadas há 10 anos e hoje somam mais de 2,5 milhões de adeptos.

Apesar da facilidade da prática dos exercícios, as pessoas são acompanhadas por profissionais das secretarias municipais da Saúde e dos Esportes e Lazer.

São professores de Educação Física, fisioterapeutas, enfermeiras e geriatras, que orientam sobre qual a maneira correta de se usar os equipamentos da ATI.

Cada unidade da ATI tem 10 aparelhos.

Com isso, é possível fazer exercícios para fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria de músculos do corpo humano.

A grande vantagem da Academia da Terceira Idade é que o itmo e a quantidade é determinada pelo praticante.

A maioria dos aparelhos usa a força da pessoa para movimentá-lo.