Gestantes de Maringá já podem se vacinar contra vírus sincicial respiratório; veja cronograma
Objetivo é proteger recém-nascidos de infecções respiratórias graves, como a bronquiolite.
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR).
Disponível em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, o imunizante é destinado a gestantes de Maringá a partir da 28ª semana.
Leia também:
- Wagner Moura e ‘O Agente Secreto’ são indicados ao Globo de Ouro 2026
- Novas regras para a carteira de motorista começam a valer nesta semana
- Nota Paraná: confira de onde são os vencedores do sorteio de dezembro de 2025
Para receber a dose, é necessário apresentar comprovação do tempo de gestação, como cartão da gestante, pré-natal, exames ou relatório médico, além de documentos pessoais e carteirinha de vacinação.
A dose é única a cada gestação e não há necessidade de prescrição médica. Clique aqui e confira aqui os horários de atendimento das UBSs.
A vacina induz na grávida a produção de anticorpos, que por sua vez são transferidos ao bebê na gestação, garantindo proteção nos primeiros meses de vida.
O município recebeu um primeiro lote de 1.231 doses da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) para o início da campanha.
A distribuição para as UBSs, com exceção da UBS Vila Operária, segue o número estimado de gestantes em cada território, sendo que as unidades podem solicitar reposição sempre que necessário, pois há doses disponíveis para completar a cobertura.