CULTURA

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com programação especial

Atividades incluem oficinas, exposição, exibição de curta, roda de capoeira, mostra cultural e o 16º Mega Encontro Afro-Brasileiro de Maringá.

Centro Cultural Sucena celebra o mês da Consciência Negra com programação especial
As ações têm como propósito fortalecer a identidade cultural, preservar a memória afro-brasileira e promover o diálogo sobre igualdade racial. - Foto: Juliana Camargo

Como manda a tradição, o mês de novembro chega repleto de atividades no Centro Cultural Sucena, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade, a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão social por meio da arte e da ancestralidade.

Os responsáveis pelo ponto de cultura prepararam uma ampla programação gratuita em celebração ao Mês da Consciência Negra, incluindo exposições, oficinas, exibições audiovisuais, rodas de conversa, mostras culturais e o Encontro Nacional de Capoeira e Cultura Afro-Brasileira.

Leia também:

As ações têm como propósito fortalecer a identidade cultural, preservar a memória afro-brasileira e promover o diálogo sobre igualdade racial, reafirmando o papel do Sucena como ponto de cultura e território afro de inclusão e transformação social.

“Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta de transformação social. Nossas atividades buscam promover o diálogo, fortalecer identidades e inspirar novas gerações”, destaca Mestre Chuppim, coordenador do espaço.

“O Centro Cultural Sucena é um ponto de encontro entre artistas, mestres griôs, educadores e a comunidade. Ao promover o acesso à arte e ao conhecimento, reafirmamos nossa missão de contribuir para uma sociedade mais justa, plural e consciente”, complementa Mestra Lissandra Sucena.

Confira a programação completa:

  • A partir de 7 de novembro: Exposição artística e fotográfica “A Capoeira na Transmissão dos Saberes Ancestrais”, com obras de Gabriela Alencar e curadoria de Lissandra Sucena. Horários da visita guiada: das 9h às 11h30, das 14h às 17h e das 19h às 21h, com agendamento.
  • Dia 14 de novembro, às 19h30, Cine Capoeira com a estreia do curta-metragem “Quem Ginga, Seus Males Espanta”, dirigido por Tiago Silva.
  • Dia 19 de novembro, às 19h, roda de capoeira
  • Dia 20 de novembro, às 14h, Capoeira e Samba de Roda na Praça Zumbi dos Palmares
  • Dia 25 de novembro, às 20h, Oficina de Samba de Roda e Prato com Mestra Zélia do Prato. Inscrições na hora.
  • Dia 28 de novembro, às 19h30: Mostra Cultural dos alunos do projeto “A Capoeira na Transmissão dos Saberes Ancestrais”, com apresentações de capoeira, jongo, coco, maculelê e samba de roda.
  • Dias 29 e 30 de novembro: 16º Mega Encontro Afro-Brasileiro de Maringá, no Centro Esportivo Miosótis.

Fique por dentro das notícias da região pelo Maringa.Com

2 Coelhos Comunicação e Cultura