Construção da Ponte de Guaratuba ganha Prêmio Melhores e Maiores Obras 2025
Reconhecimento foi concedido pelo Instituto de Engenharia em parceria com a Central de Notícias da Construção.
A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, acaba de conquistar reconhecimento nacional. O projeto venceu o Prêmio Melhores e Maiores Obras 2025, na categoria Ponte Rodoviária, concedido pelo Instituto de Engenharia em parceria com a ConVisão - Central de Notícias da Construção (CNC).
O prêmio faz parte da Semana Nacional da Engenharia e valoriza obras que se destacam pela complexidade técnica, inovação e impacto estrutural nas áreas de infraestrutura, mobilidade e edificações.
A cerimônia de premiação aconteceu na terça-feira (21), na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo.
Leia também:
- Calor já mata meio milhão de pessoas por ano, alerta relatório da revista The Lancet
- Em 2025, números de casos e mortes causadas pela dengue diminuíram mais de 80% no Paraná
- Polícia Civil oferta vagas de estágio em Maringá e em outras 27 cidades do Paraná
- Prefeitura de Paiçandu promove 5º Desfile Cultural da Beleza Negra
Com 3,07 km de extensão total, incluindo os acessos, a Ponte de Guaratuba substituirá o sistema de balsas atualmente em operação e eliminará gargalos históricos de mobilidade na PR-412.
“É um grande orgulho para o DER/PR ter estruturado esse projeto de enorme magnitude e complexidade. Foram muitas variáveis que precisaram estar perfeitamente alinhadas, e isso demandou a atuação de diversos profissionais multidisciplinares trabalhando conjuntamente. Essa premiação representa o reconhecimento de um trabalho que deu certo. Ficará na história da engenharia paranaense”, declarou a diretora técnica do DER-PR, Janice Kazmierczak Soares.
Com investimento total do Governo do Paraná, a obra é conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). O Consórcio Nova Ponte, responsável pela elaboração dos projetos e execução da obra, é formado pelas empresas Odebrecht Engenharia e Construção, Carioca Engenharia e Gel Engenharia.