CIDADE

Ações contra a dengue contam com reforço do Tiro de Guerra

As ações da Vigilância Ambiental no combate à dengue têm contado com o reforço dos atiradores do Tiro de Guerra, que auxiliam no trabalho de mutirão de limpeza.

Na manhã de ontem terça-feira (27) a operação foi realizada na avenida Guedner e no fundo de vale do Ribeirão Moscados.

A estratégia visa eliminar os criadouros do mosquito da dengue.

O trabalho de combate à doença tem mobilizado as equipes da Secretaria da Saúde, que trabalham ininterruptamente para reduzir a incidência da doença.

O número de casos confirmados é de 423 e as notificações, 2004.

O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, ressalta que é preciso que a população não descuide de suas residências e verifique diariamente se não há nenhum recipiente com água onde o mosquito pode proliferar:

“É o comprometimento da população que fará com que a doença seja eliminada em Maringá”.

O trabalho de combate à doença tem sido intenso em Maringá.

Os 130 agentes ambientais da Secretaria da Saúde e 12 agentes da Fundação Nacional de Saúde - Funasa visitam, diariamente, residências e pontos estratégicos, como borracharias, fundos de vale e estabelecimentos de ferro-velho. O município também tem disponíveis, neste momento, seis veículos "fumacê".

Os carros fumacês são organizados para trabalharem por regiões, completando um ciclo de oito etapas por localidade onde foram registrados casos positivos.

O inseticida lançado pelos carros não é perigoso para as pessoas e a Secretaria pede à População que deixe portas e janelas abertas durante a passagem do veículo.

É importante ressaltar, porém, que o produto lançado pelo fumacê só mata os mosquitos que já voam, e não as larvas.