Procon apreende mais de 100 garrafas de bebidas alcoólicas irregulares em Maringá
Fiscalização busca prevenir possíveis contaminações por metanol. Confira as orientações.

O Procon de Maringá realizou nesta segunda-feira (6) fiscalização em distribuidoras de bebidas devido aos casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de produtos adulterados.
O objetivo é verificar a origem e procedência das bebidas, rotulagem, validade, documentação do estabelecimento e condições de armazenamento.
Leia também:
- Inmet emite alertas de chuvas intensas para a região de Maringá; saiba mais
- Inscrições para Festival Garagem da Juventude 2025 são prorrogadas
- Maringá tem primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, informa Sesa
Em um dos estabelecimentos da cidade foram apreendidas 118 garrafas com indicativo de falsificação, sem nota fiscal, ausência de registro no Ministério da Agricultura e importação irregular, e/ou sem rótulo do importador.
Além de multa, os casos de bebidas irregulares ou adulteradas são uma infração penal prevista no artigo 63 do Código de Defesa do Consumidor e no artigo 272 do Código Penal.
Orientações aos consumidores
De acordo com a Secretaria de Saúde de Maringá, a recomendação é de que a população verifique se o rótulo e o contrarrótulo das bebidas exibem o número de registro no Ministério da Agricultura, data de fabricação e o lote.
Também é necessário verificar se a tampa está com lacre intacto e impressão alinhada, sem borrão. Em garrafas de gin e uísque, é obrigatória a presença do selo do IPI impresso pela Casa da Moeda.
Além disso, a quantidade também deve ser verificada: garrafas lacradas apresentam a mesma quantidade de bebida, enquanto as falsificadas apresentam variações.
Os sintomas de intoxicação por metanol incluem:
- dor abdominal;
- visão adulterada;
- confusão mental;
- náusea.
Os sinais de intoxicação aparecem entre 12h e 24h após a ingestão da substância. Se notar esses sintomas, o paciente deve procurar atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima de casa.